Covid-19|Amarante e Marco junta-se a Celorico com risco elevado. Baião preocupa

O número de infeções por covid-19 baixou em Amarante e Marco de Canaveses, concelhos que deixaram de figurar no grupo de risco de contágio – o mais gravoso- “extremamente elevado”.

Estes dois concelhos juntam-se a Celorico de Basto ao grupo com risco “muito elevado”. Resende “caiu” para o risco elevado.

Os dados revelados esta segunda-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS) correspondem ao intervalo de 19 de novembro a 2 de dezembro.

O concelho de Amarante tem uma incidência cumulativa, a 14 dias, de 951 casos por 100 mil habitantes. Há uma semana, o concelho apresentava 1.154 casos por cem mil habitantes.

No Marco de Canaveses a incidência cumulativa é agora de 932 casos por 100 mil habitantes. Há oito dias o concelho apresentava 1.373 casos por cem mil habitantes.

Baião é único concelho do Baixo Tâmega onde a incidência neste período aumentou, no caso, mais 101 infeções por 100 mil habitantes, apresentado agora um cumulativo de 912. O surto verificado no Lar de Santa Marinha do Zêzere justifica esta subida nos últimos oito dias.

Em Celorico de Basto há agora uma incidência cumulativa, a 14 dias, de 672 casos por 100 mil habitantes. Na semana passada, o concelho apresentava 882 casos por cem mil habitantes.

A classificação de risco é realizada de acordo com as categorias utilizadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, sendo que tem por base a incidência de 240 casos por 100 mil habitantes.

AUMENTO DE ÓBITOS

O cenário geral continua a ser preocupante sendo de destacar o aumento de óbitos, por exemplo, em Amarante e no Marco de Canaveses, com uma subida mais de 50%, segundo o INE.

O número de mortes nas últimas quatro semanas em Portugal, explica o INE, foi 1,24 vezes superior aos valores dos últimos cinco anos em período homólogo, com o Norte a apresentar o maior aumento desde o início da pandemia.

Carlos Moura

Next Post

"Celoricense" Marcelo Rebelo de Sousa confirmou recandidatura à Presidência da República

Seg Dez 7 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.