Número de óbitos em Amarante e no Marco subiu mais de 50%

O número de mortes nas últimas quatro semanas em Portugal foi 1,24 vezes superior aos valores dos últimos cinco anos em período homólogo, com o Norte a apresentar o maior aumento desde o início da pandemia, segundo o INE.

A maior subida é observada em Alfândega da Fé, com um incremento de 165% a que corresponde um rácio de 2,65. Seguem-se Celorico da Beira (150%) e Lousada (143%), este último o segundo concelho com maior incidência de casos de covid-19.

Deste lote de 11 municípios constam ainda Penela, Paços de Ferreira, Coruche, Sever do Vouga, Sardoal, Caminha, Sines e Ribeira Brava.

No entanto, Lousada e Paços de Ferreira têm 46,7 mil e 56,7 mil habitantes, respetivamente. Os restantes municípios em que a mortalidade mais do que duplicou têm entre 3.700 e 17.500 residentes.

Sete dezenas de municípios com crescimento acima de 50%

O INE destaca que em 70 concelhos a mortalidade aumentou pelo menos 50% e refere que “evidencia-se um grupo de 15 municípios contíguos das sub-regiões Tâmega e Sousa, Ave e Área Metropolitana do Porto”.

Neste lote de 70 municípios já constam alguns concelhos com mais de 100 mil habitantes, como Guimarães (81%), Vila Nova de Famalicão (67%) e Matosinhos (59%).

Há ainda outros nove municípios com mais de 50 mil habitantes a apresentarem uma subida de mais de 50% na mortalidade: Amarante, Felgueiras, Figueira da Foz, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paredes, Penafiel e Santo Tirso.

Desde março, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 no país, Portugal tem vindo a registar invariavelmente mais mortos do que o valor médio registado entre 2015 e 2019.

As quatro semanas mais negras foram entre 06 de julho a 02 de agosto, quando o número de óbitos foi 1,3 vezes superior ao do período de referência.

Segundo a análise do INE, nas últimas quatro semanas registou-se o segundo maior aumento de mortos por comparação com as médias dos anos anteriores: Foi 1,24 vezes superior.

Carlos Moura

Next Post

...e agora a Depressão Ernest com vento, chuva e neve

Seg Dez 7 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.