Núcleo de Arte Sacra “António Miranda” do Mosteiro de Ancede distinguido em prémios de Museologia

Foram atribuídos no dia 10 de dezembro os 25º prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e Baião foi honrado com duas distinções.

Prémio Coleção Visitável foi para a “Coleção António Miranda – Núcleo de Arte Sacra do Mosteiro de Ancede”.

Prémio Colecionador foi atribuído postumamente ao cidadão organizador daquela coleção de arte sacra.

Natural da freguesia de Santa Cruz do Douro, António Miranda foi um importante colecionador de arte e legou uma parte considerável do seu espólio de arte sacra ao município de Baião.

“Lembro-me bem da alegria e do entusiasmo de António Miranda quando em 2019 inauguramos o núcleo museológico. Graças à sua generosidade, hoje todos os cidadãos podem apreciar a beleza da coleção de arte que reuniu”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, ao evocar o cidadão falecido no passado mês de novembro.

A “Coleção António Miranda – Núcleo de Arte Sacra” pode ser visitada pelo público e está instalada no Mosteiro de Ancede.

No horário de inverno (novembro a maio) a exposição pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 9h e as 13h (última entrada às 12h) e entre as 14h e as 17h (última entrada às 16h). O custo da entrada é 1 euro.

De referir que houve 208 candidatos aos prémios da APOM, tendo sido distinguidos projetos em 31 categorias.

Carlos Moura

Next Post

Tratar doentes com AVC durante a pandemia dá prémio a Medicina Interna do CHTS

Sáb Dez 12 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.