A Santa Casa da Misericórdia de Amarante comunicou hoje a morte de cinco utentes, entre os 83 e 99 anos, de um lar da instituição, infetados pelo novo coronavírus e com outras patologias associadas.
Segundo um comunicado da instituição, os óbitos ocorreram desde 04 de dezembro, envolvendo utentes do Lar Estância Nossa Senhora da Piedade, em Amarante.
“Após a realização, esta terça-feira, de nova testagem, confirmámos a existência de 83 utentes positivos, todos assintomáticos ou com sintomas ligeiros”, lê-se no comunicado, indicando ainda que aqueles utentes estão “isolados, medicados e com acompanhamento permanente do médico da Santa Casa da Misericórdia, sempre de acordo com as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS)”.
A instituição refere também ter-se verificado ainda a existência de 16 funcionários infetados, colocados em isolamento domiciliário.
No Lar Estância Nossa Senhora da Piedade residem 120 pessoas, informa a instituição.
“No total, a Santa Casa da Misericórdia de Amarante acolhe 325 residentes, sendo que no Lar Conselheiro António Cândido, no Serviço de Internamento Psiquiátrico e na Unidade de Cuidados Continuados, felizmente, após a realização de testes, não se verificam casos de infeção” pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, conclui a entidade, em comunicado assinado pelo provedor, José Augusto da Silva Silveira.