Utente da Cercimarante vence bienal de Pintura

Filipe Gomes, utente do Lar Residencial Amália Mota (LRAM), unidade da Cercimarante, venceu o primeiro prémio na categoria de “Pintura”, do Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual (CRIDEM), com uma tela intitulada “O Vazio Interior”.

tela “Vazio Interior”

Para além da categoria de “Pintura”, o CRIDEM premiou mais quatro categorias – Desenho, Escultura, Têxteis e Tapeçaria, e Outras Expressões Plásticas, e atribuiu, ainda, três grandes prémios monetários.

As obras concorrentes estiveram expostas na sede da Fundação Manuel António da Mota, Mercado do Bom Sucesso, na cidade do Porto, onde o júri do concurso apreciou as obras, apresentadas de forma anónima, e atribuiu os prémios e as menções honrosas.

O júri foi constituído pela Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto (APPACDM do Porto), Josefina Bazenga; pelo escultor e autor dos troféus CRIDEM, António Nobre (a convite da APPACDM do Porto); pelo pintor José Emídio, em representação da Fundação Manuel António da Mota; pela jornalista Fernanda Freitas, em representação da Fundação Montepio, e pelo curador do CRIDEM, Rui Mateus.

Filipe Gomes, utente Cercimarante

No site do CRIDEM pode ler-se que, “a APPACDM do Porto, a Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Montepio agradecem a todas as Instituições e a todos os artistas participantes em 2020, um ano difícil e em que a sua presença assume ainda maior importância e mérito, enviando as maiores felicitações a todos os premiados na presente edição”.

O CRIDEM é um concurso bienal, com o objetivo de dar visibilidade e promover o reconhecimento público da produção artística de pessoas com deficiência intelectual.

Carlos Moura

Next Post

Bloco Esquerda teme corte salarial e despedimento de motoristas de transportes em Amarante

Dom Dez 20 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.