Começou, esta manhã, a vacinação contra a COVID-19 aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). Foram, para já, recebidas 600 doses que vão ser administradas ao longo de três dias nos Hospitais de Penafiel e Amarante.
[smartslider3 slider=”142″]
Olímpia Cunha, médica do Serviço de Medicina Interna, foi o primeiro clinico a ser vacinado no Hospital S. Gonçalo, em Amarante, e garante que não teve qualquer receio em ser vacinada, ainda que se trate de uma vacina nova, “temos que ter confiança, temos que debelar esta pandemia e a única forma de nos protegermos e criar imunidade de grupo é através da vacinação”.
Alberto Silva, médico do Serviço de Urgência, foi o primeiro a ser vacinado no Hospital Padre Américo e, visivelmente emocionado, recorda os momentos difíceis vividos que, “mesmo com 42 anos de médico, marcam”. Sobre a vacina, assume, “não tenho qualquer receio, o receio é ser infetado”. Para o médico, a vacina significa “esperança, uma luz ao fundo túnel e, se Deus quiser, o princípio do fim desta pandemia”.
Até ao final da manhã, foram vacinados 110 profissionais em Penafiel e 40 em Amarante.
Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, diz tratar-se “numa luz de esperança para 2021, após um ano tormentoso, particularmente no CHTS que sofreu uma pressão enorme nesta segunda vaga. No entanto, mesmo com a vacina, ainda não se pode baixar a guarda”.
A campanha de vacinação COVID-19 está ser organizada pelo Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho do CHTS, tendo sido mobilizados profissionais de vários serviços para administrar as vacinas e dar apoio à área de recobro.
Amanhã, o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, na qualidade de Coordenador da Região Norte no âmbito da Declaração do Estado de Emergência, e o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, vão acompanhar o arranque da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de hospitais e de unidades de saúde no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. Um dos locais será o Hospital S. Gonçalo, às 9.30 horas.