Esta terça feira começam a ser administradas as primeiras 600 doses da vacina da Pfizer contra o covid-19 entregues ontem, segunda-feira no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
A vacinação começa às 9 horas, nos Hospitais São Gonçalo (Amarante) e Padre Américo (Penafiel).
“Pouco a pouco o caminho vai sendo traçado no combate a este inimigo desconhecido que se atravessou nas nossas vidas neste ano 2020. Uma luz ao fundo do túnel para um começo de esperança para 2021”, pode ler-se numa publicação do CHTS.
Tal como o estipulado pelo plano nacional de vacinação serão vacinados médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e assistentes operacionais – gente que está na linha da frente, ou seja, em serviços de urgência ou em unidades dedicadas à covid.
A expetativa da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social, agora com a chegada das vacinas a Portugal, é que o programa de vacinação nos lares comece já em janeiro e esteja concluído no dia 6 de março.
Em causa está um universo de 300 mil pessoas.
A ministra da Saúde anunciou que em janeiro Portugal deverá receber quase 80 mil doses da vacina da Pfizer por semana, mais precisamente 79.950.
Ou seja, no total, no final do próximo mês, Portugal deverá contar com 319.800 doses da vacina.