Aprovado Brasão da Freguesia de Vila Meã

Após a junção das Freguesias de Real, Ataíde e Oliveira, em 2013, e da aprovação pela Assembleia da República do nome – Freguesia de Vila Meã, em 2015, a Assembleia de Freguesia de Vila Meã, por proposta da Junta de Freguesia, aprovou, no passado dia 29 de dezembro, o Brasão, a Bandeira e o Selo da Freguesia de Vila Meã.

[smartslider3 slider=”145″]

Os símbolos heráldicos agora apresentados foram previamente objeto de parecer favorável da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovados pela Comissão de Heráldica, tal como estipula a lei nesta matéria.

A ideia era fazer um Brasão que fosse representativo da vila de Vila Meã, “em que os elementos gráficos assumissem o todo, que é muito maior que a soma das partes, cuja identidade nos une muito antes da agregação das três freguesias”, explica fonte do executivo de Vila Meã.

Assim a opção foi colocar o rio, que perpassa no centro do território e pelo Leão, que era o símbolo principal do Brasão da família Castelo Branco e que é utilizado em vários emblemas de muitas das associações da freguesia. “Temos um Brasão simples, mas cheio de simbologia e em que todos, certamente, nos revemos. Usem-no, divulguem-no e adotem-no como vosso”, acrescenta a fonte.

Desta forma, Vila Meã afasta a possibilidade de desagregação que seria possível caso o Governo coloque em pratica o regime de criação, modificação e extinção de freguesias, que aguarda aprovação com o objetivo de corrigir a “reforma-Relvas” que levou à extinção de centenas de freguesias.

Carlos Moura

Next Post

Feira do Marco de sábado encerra às 13 horas

Sex Jan 1 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.