Após a junção das Freguesias de Real, Ataíde e Oliveira, em 2013, e da aprovação pela Assembleia da República do nome – Freguesia de Vila Meã, em 2015, a Assembleia de Freguesia de Vila Meã, por proposta da Junta de Freguesia, aprovou, no passado dia 29 de dezembro, o Brasão, a Bandeira e o Selo da Freguesia de Vila Meã.
[smartslider3 slider=”145″]
Os símbolos heráldicos agora apresentados foram previamente objeto de parecer favorável da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovados pela Comissão de Heráldica, tal como estipula a lei nesta matéria.
A ideia era fazer um Brasão que fosse representativo da vila de Vila Meã, “em que os elementos gráficos assumissem o todo, que é muito maior que a soma das partes, cuja identidade nos une muito antes da agregação das três freguesias”, explica fonte do executivo de Vila Meã.
Assim a opção foi colocar o rio, que perpassa no centro do território e pelo Leão, que era o símbolo principal do Brasão da família Castelo Branco e que é utilizado em vários emblemas de muitas das associações da freguesia. “Temos um Brasão simples, mas cheio de simbologia e em que todos, certamente, nos revemos. Usem-no, divulguem-no e adotem-no como vosso”, acrescenta a fonte.
Desta forma, Vila Meã afasta a possibilidade de desagregação que seria possível caso o Governo coloque em pratica o regime de criação, modificação e extinção de freguesias, que aguarda aprovação com o objetivo de corrigir a “reforma-Relvas” que levou à extinção de centenas de freguesias.