Taxa de incidência de covid: Amarante cai para metade; Marco reduz menos; Baião e Celorico de Basto baixaram também o nível de contágio

A incidência cumulativa de casos covid-19 em Amarante, no intervalo de 14 a 27 de dezembro, baixou de 1.199 casos para 620 por 100 mil habitantes. Com estes dados, o concelho desceu de nível de risco de contágio, passando de “Extremamente Elevado” para “Muito Elevado”. Refira-se que o município amarantino tem, segundo dados do INE relativos a dezembro de 2019, um total de 53.193 habitantes. Ou seja, nesta altura, há cerca de 300 infeções ativas pelo novo coronavírus.   

No Marco de Canaveses houve também uma redução da taxa de incidência, embora menor. Passou de 705 casos para 507 casos por 100 mil habitantes, mantendo-se no grupo dos concelhos com elevado “Risco Elevado” de contágio”. O Município do Marco apresentará, por esta altura, cerca de 250 pessoas com risco de transmissão de contágio do novo coronavírus.  

Baião e Celorico de Basto baixaram para o nível “Elevado” de contágio. Em Baião houve uma incidência cumulativa de 341 casos por 100 mil habitantes; em Celorico contabilizaram-se 352 casos por 100 mil habitantes.  

Os dados apresentados correspondem ao intervalo de 14 a 27 de dezembro.  

Efeitos do Natal e Ano Novo

Os seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre a semana do Natal e o Ano Novo, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, e Braga subiu 57%. O distrito do Porto contabilizou mais 41% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo passado de 4.098 novos casos para 5.773. 

O Hospital de São João já sente a pressão causada pelo relaxamento das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19 durante o Natal, com mais de cem casos suspeitos atendidos diariamente. Destes, 25% a 30% são confirmados como positivos.  

E neste momento ainda não é possível saber qual o efeito do Ano Novo no número de novas infeções 

Carlos Moura

Next Post

Câmara de Amarante garante que acautelou as preocupações laborais na nova concessão de transporte público de passageiros

Seg Jan 4 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.