Presidente propôs mais oito dias de estado de emergência

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta terça-feira, ao Parlamento, a renovação do estado de emergência por mais uma semana, até 15 de janeiro.

O documento sublinha a necessidade de o Governo manter os “mecanismos de apoio e proteção social”. “Mantendo-se a situação de calamidade pública provocada pela pandemia covid-19, e, não sendo possível realizar antes de meados de janeiro uma nova reunião com os especialistas, com dados significativos da evolução daquela, torna-se necessário renovar o estado de emergência por uma semana, de 8 a 15 de janeiro”, lê-se na nota divulgada pela Presidência.

O diploma – que já teve a luz verde, também esta terça-feira, da parte do Governo – salienta a necessidade de o Executivo “continuar a prever mecanismos de apoio e proteção social, no quadro orçamental em vigor”. No entanto, esclarece também que “a possibilidade de requisição de trabalhadores se aplica especificamente para a realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa”.

No documento elaborado por Marcelo Rebelo de Sousa é referido que o crime de desobediência civil, já previsto na lei do estado de emergência, não conhece “nenhuma novidade nem alargamento de âmbito”.

Next Post

Câmara de Amarante compra "Minas de Vieiros"

Qua Jan 6 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.