O Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) Resende/Baião vai ser construído na Quinta de Brinces, na União das Freguesias de Felgueiras e de Feirão, no concelho de Resende.
O lançamento da primeira pedra do CRO será feita na sexta-feira, 8 de janeiro de 2021 pelos autarcas de Baião e de Resende, respetivamente, Paulo Pereira e Garcez Trindade.
O projeto é financiado pelos dois municípios e apoiado pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), no âmbito do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização dos Centros de Recolha Oficial de Animais de companhia.
Os municípios de Resende e de Baião concorreram conjuntamente a um fundo que permitirá reajustar a rede nacional de CRO’s, fazendo parte de um conjunto de municípios que vão usufruir de mais de um milhão de euros do Governo para apoiar a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia. Celorico de Basto, por exemplo, já abriu o seu espaço ao abrigo deste fundo de apoio.
A obra que representa um investimento global de 496 073,89 euros, com um prazo de execução de 360 dias, irá permitir “uma mais eficiente gestão das capturas, controlo e recolha de animais errantes, facilitando medidas ativas de adoção de animais de companhia”, adianta fonte autárquica