Falando aos jornalistas no final de mais uma reunião no Infarmed, em Lisboa, o Primeiro Ministro, António Costa, deu praticamente como adquirido que, independentemente da dimensão do próximo confinamento, as crianças com menos de 12 anos vão continuar a ter os respetivos estabelecimentos de ensino abertos.
De acordo com o primeiro-ministro, na reunião, “todos os especialistas foram convergentes de que, até aos 12 anos, nada justifica o encerramento das escolas, mas a dúvida está na faixa intermédia – aí, as divergências entre os próprios especialistas foram muito grandes”.
“Naturalmente, a ponderação política terá de ter em conta também outros fatores e igualmente outros atores”, disse.
Portugal passa os oito mil óbitos em dia com recorde de 155 mortos
Portugal ultrapassou, esta terça-feira, as oito mil mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia, num dia em que registou 155 óbitos, um novo máximo.
É um número que faz pensar. São 8080 as vidas perdidas para a covid-19 desde que foi registado o primeiro óbito em Portugal, a 16 de março de 2020, 14 dias depois de terem sido diagnosticados os dois primeiros casos da doença causada pelo vírus da SARS-CoV-2 no país.
Uma cifra que chega num dia com um novo recorde de mortos: 155. Dados apurados até à meia-noite de segunda-feira e revelados esta terça-feira, horas depois de o epidemiologista Manuel Carmo Gomes ter antecipado, durante a reunião de peritos e agentes políticos e de saúde no Infarmed, que dificilmente se evitaria chegar a patamares de 140 a 150 mortes por dia… na próxima semana.