A linha do Douro, que atravessa a zona sudeste do Baixo Tâmega, foi hoje percorrida por um comboio Inter regional 861, puxado pela locomotiva CP 1436 procedente de Porto Campanhã e com destino ao Pocinho, com duas carruagens Sorefame (as primeiras no mundo a ter uma caixa construída integralmente em aço inoxidável), recuperadas nas oficinas de Guifões, em Matosinhos.
A locomotiva CP 1436, conhecida popularmente por máquina do comboio é um dos equipamentos que estavam encostados na sucata da CP e que agora estão a ser recuperadas e reintroduzidas na circulação ferroviária.
Construída em 1968, desde aí sempre ao serviço da CP Comboios de Portugal, a locomotiva CP 1436, em 2006, fez uma revisão geral e fazia parte de um lote de locomotivas que atravessariam o Atlântico, rumo à Argentina. Na ocasião o negócio correu mal. A Argentina não pagou o valor acordado e as “máquinas” ficaram, algumas com a revisão feita, esquecidas no Barreiro.
No final de 2019, a CP deu início a um plano de recuperação do material circulante que tinha encostado/esquecido, nomeadamente o reforço do parque de locomotivas da série 1400.
Agora, após ter feito uma inspeção nas oficinas do Barreiro, “devido ao tempo que esteve parada, e a instalação de alguns equipamentos necessários”, regressou ao serviço comercial na linha do Douro “para reforçar o parque de material circulante desta linha, e para que num futuro próximo, seja possível retirar de serviço as obsoletas automotoras amarelas [conhecidas como camelos] da série 592, alugadas a Espanha”, explica fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
Na mesma situação, esteve também a locomotiva 1438 que já foi também intervencionada e já se encontra ao serviço na linha do Douro, desde março do ano passado (2020).
Saber Mais
A Série 1400 (1401-1467), igualmente conhecidas como English Electric, é um tipo de locomotiva a tração diesel-eléctrica, que entrou ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1967 e 1969, e que continua ao serviço da sua sucessora, a empresa Comboios de Portugal.