Máquinas de Comboios de regresso à Linha do Douro

A linha do Douro, que atravessa a zona sudeste do Baixo Tâmega, foi hoje percorrida por um comboio Inter regional 861, puxado pela locomotiva CP 1436 procedente de Porto Campanhã e com destino ao Pocinho, com duas carruagens Sorefame (as primeiras no mundo a ter uma caixa construída integralmente em aço inoxidável), recuperadas nas oficinas de Guifões, em Matosinhos. 

A locomotiva CP 1436, conhecida popularmente por máquina do comboio é um dos equipamentos que estavam encostados na sucata da CP e que agora estão a ser recuperadas e reintroduzidas na circulação ferroviária.  

Construída em 1968, desde aí sempre ao serviço da CP Comboios de Portugal, a locomotiva CP 1436, em 2006, fez uma revisão geral e fazia parte de um lote de locomotivas que atravessariam o Atlântico, rumo à Argentina. Na ocasião o negócio correu mal. A Argentina não pagou o valor acordado e as “máquinas” ficaram, algumas com a revisão feita, esquecidas no Barreiro.  

No final de 2019, a CP deu início a um plano de recuperação do material circulante que tinha encostado/esquecido, nomeadamente o reforço do parque de locomotivas da série 1400.  

Agora, após ter feito uma inspeção nas oficinas do Barreiro, “devido ao tempo que esteve parada, e a instalação de alguns equipamentos necessários”, regressou ao serviço comercial na linha do Douro “para reforçar o parque de material circulante desta linha, e para que num futuro próximo, seja possível retirar de serviço as obsoletas automotoras amarelas [conhecidas como camelos] da série 592, alugadas a Espanha”, explica fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).  

Na mesma situação, esteve também a locomotiva 1438 que já foi também intervencionada e já se encontra ao serviço na linha do Douro, desde março do ano passado (2020). 

 
Saber Mais 

A Série 1400 (1401-1467), igualmente conhecidas como English Electric, é um tipo de locomotiva a tração diesel-eléctrica, que entrou ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1967 e 1969, e que continua ao serviço da sua sucessora, a empresa Comboios de Portugal. 

Carlos Moura

Next Post

HÉLDER ANDRÉ TEIXEIRA PEIXOTO (1979-2021)

Ter Jan 12 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.