Os casos acumulados de infeção pelo covid-19 desde o início da pandemia representam já quase 5% da população portuguesa que está ou já esteve infetada, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) com base na informação de 5 de janeiro divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Amarante com 5,63% e Marco de Canaveses 5,74% estão ligeiramente acima da média nacional.
Com o dobro da média, isto é mais de 10% dos residentes, estão os vizinhos concelhos de Paços de Ferreira (10,43%) e Lousada (10,30%). Nestes dois concelhos que foram alvo de medidas restritivas ainda em outubro, antes dos estados de emergência, um em cada 10 residentes estão ou já estiveram infetados.
Na “capital do móvel” a situação, entretanto, aligeirou, encontrando-se o concelho atualmente em risco elevado e tendo registado 222 novos casos entre 23 de dezembro e 5 de janeiro. Também em Lousada a incidência tem vindo a baixar, com 208 casos no mesmo período.
No total da sub-região do Tâmega e Sousa, é superada largamente a média nacional, com quase 7% infetados dos mais de 415 mil habitantes. Ou seja, 29 050 indivíduos estão ou já estiveram infetados pelo novo coronavírus.
Dos 11 municípios desta sub-região, sete superam os 5% da população contagiada. Além dos casos já citados – Amarante, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Lousada – estão neste “pacote”, Felgueiras (7,74%), Penafiel (6,61%) e Cinfães (5,33%). “Escapam” deste lote, Baião (4,20%), Celorico de Basto (3,58%), Castelo de Paiva (3,62%) e Resende (3,12%).
SABER MAIS
Amarante
Este concelho é de risco muito elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 5,63%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 2993
Marco de Canaveses
Este concelho é de risco muito elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 5,74%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 2954
Baião
Este concelho é de risco elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 4,20%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 788
Celorico de Basto
Este concelho é de risco muito elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 3,58%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 681
Paços de Ferreira
Este concelho é de risco elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 10,43%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 5914
Lousada
Este concelho é de risco elevado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 10,30%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 4814
Resende
Este concelho é de risco moderado
Percentagem da população infetada até 5 de janeiro: 3,12%
Total de casos registados até 5 de janeiro: 316