Norte com excedente comercial de bens. Indústria Farmacêutica foi a que mais faturou em tempos de pandemia

A balança comercial de bens do Norte atingiu um excedente de 1.4 mil milhões de Euros no 3.º trimestre de 2020, um valor superior em 14,0 por cento ao do período homólogo de 2019. É necessário recuar até ao 1.º trimestre de 2018 para se observar um saldo mais elevado na Região. 

Exportações e turismo interno seguram economia do Norte

O excedente resultou de o valor das exportações de bens do Norte ter recuperado para 5.4 mil milhões de Euros no 3.º trimestre de 2020, um valor ligeiramente inferior ao do trimestre homólogo do ano anterior (3,3 por cento). 

Os dados são destaque do relatório trimestral da Conjuntura Norte da Comissão de Coordenação da Região Norte.  

Subida do Desemprego

Em contrapartida, a taxa de desemprego do Norte aumentou para 7,9 por cento no 3.º trimestre de 2020. Na população jovem (15 aos 24 anos) a taxa de desemprego subiu de forma mais acentuada, para 24,3 por cento. Contudo, é de salientar o aumento do emprego nos trabalhadores com contrato sem termo (+2,6 por cento), nos adultos a partir dos 45 anos (+4,0 por cento), nos trabalhadores com o ensino superior (+10,0 por cento) e nos especialistas das atividades intelectuais e científicas (+23,2 por cento

Indústria farmacêutica das mais rentáveis em tempo de pandemia   

A pandemia arrastou muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, mas nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, alguns conseguiram mesmo aumentar. 

Houve cinco ramos de atividade que registaram acréscimos face ao mesmo período de 2019, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) com base na informação da plataforma e-fatura, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Durante aqueles nove meses, a faturação registou uma quebra homóloga de 14,8%. 

De acordo com a análise do INE, no período de março a novembro do ano passado, “apenas cinco ramos de atividade registaram acréscimos de faturação face ao período homólogo”, indica o gabinete de estatística. Todos ligados à indústria farmacêutica, telecomunicações e informática e construção. 

A fabricação de produtos farmacêuticos aumentou a faturação em 19,8%), a investigação científica e desenvolvimento (+10,7%), consultoria e atividades de programação informática (+7,6%), atividades dos serviços de informação (+7,6%), telecomunicações (+4,4%) e construção (+4%). 

Next Post

Portugal ultrapassa pela primeira vez as 200 mortes diárias por covid-19. "Se estirpe inglesa for dominante, fecharei as escolas", garante António Costa

Ter Jan 19 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.