Bombeiros do Marco vão ter uma nova Equipa de Intervenção Permanente, garante Secretária de Estado

Os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses “vão, em breve”, passar a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).  A notícia foi anunciada pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e é uma espécie de prenda de aniversário à corporação que na passada terça-feira assinalou o 97º Aniversário.

[smartslider3 slider=”156″]

A reivindicação de uma segunda EIP por parte da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses teve resposta positiva esta manhã pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, numa reunião, por videoconferência, com a autarca Cristina Vieira, o Comandante dos Bombeiros, Sérgio Silva, e o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Josias Alves.  

“A Senhora Secretária de Estado mostrou-se totalmente enquadrada e sensibilizada com a nossa realidade, tendo deixado o compromisso de, até ao final do primeiro trimestre de 2021, criar as condições para a formação de uma segunda EIP, composta por cinco elementos qualificados e que, em conjunto com a Equipa já existente, duplicarão a prontidão e capacidade de resposta às necessidades da nossa população”, revela Cristina Vieira.  

A EIP é uma equipa constituída por elementos com formação para qualquer ocorrência e de resposta imediata. A criação de uma segunda equipa virá reforçar a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, o que deixa o comandante satisfeito: “O concelho do Marco de Canaveses é servido por um único Corpo de Bombeiros e manifestamos à Senhora Secretária de Estado a nossa vontade de continuar a investir na complementaridade entre o voluntariado e a profissionalização de um conjunto de bombeiros que garantam, em permanência, a prontidão e capacidade de resposta”, diz Sérgio Silva.  

Projeto do Serviço Municipal de Proteção Civil merece elogios do Governo 

Na reunião desta manhã, Patrícia Gaspar mostrou-se ainda sensibilizada com a qualidade e inovação do projeto do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses de sensibilização pública, informação e formação intitulado “Cidadania – Educação para os Riscos e Autoproteção”. 

O projeto, que é desenvolvido em parceria com os agrupamentos escolares, com os agentes de proteção civil do Concelho e com as juntas de freguesia, é candidato ao “Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). 

A Secretária de Estado da Proteção Civil foi ainda informada sobre o convite lançado à Câmara Municipal pelas Academias das Artes Portuguesa e da Guiné Bissau para desenvolver um projeto de cooperação internacional destinado a contribuir para o desenvolvimento da proteção civil na Guiné Bissau, tendo a governante manifesta interesse na iniciativa e disponibilizado apoio institucional das autoridades nacionais no sentido da boa operacionalização do projeto. 

Carlos Moura

Next Post

Homens armados assaltam área de serviço na A4

Sex Jan 22 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.