Apesar da suspensão das atividades letivas e do dever geral de recolhimento domiciliário, a Câmara de Amarante que é também Autoridade de Transportes garante que “continua a ser assegurado o serviço de transporte público rodoviário” nas linhas municipais no concelho, “por forma a garantir a possibilidade de efetuar deslocações para efeitos de trabalho ou outras autorizadas”.
A partir de segunda-feira, 25 de janeiro, os transportes públicos de âmbito municipal vão praticar os serviços habituais no período não escolar, o que inclui as linhas urbanas (VIA – margem esquerda, margem direita e hospital).
A ligação ao transporte ferroviário, na estação de Vila Meã, a partir da cidade de Amarante, será temporariamente suprimida no horário do almoço (ida: 11h55, 12h30; e volta: 12h55, 13h32), a partir da mesma data e enquanto estiverem suspensas as atividades lectivas.
Recorde-se que esta linha, criada em 2020 pelo Município de Amarante, é gratuita para os portadores de passe ou bilhete da CP, e tem um custo de 50 cêntimos por viagem para aos restantes utilizadores, sendo que dos quase 6 mil passageiros transportados em 2020 cerca de 60 por cento viajaram gratuitamente.
“A disponibilização do transporte público não significa o incumprimento do dever de geral de recolhimento, pelo que só deverá sair de casa se for estritamente necessário”, alerta fonte da câmara de Amarante.