Pandemia. Há aumentos “brutais” nos concelhos do Baixo Tâmega, segundo a DGS

O número de pessoas infetadas por covid-19, na região do Baixo Tâmega, subiu em todos os concelhos, segundo último relatório da Direção Geral de Saúde (DGS), divulgado esta segunda feira. O relatório faz a avaliação do risco de incidência cumulativa a 14 dias, de 13 de janeiro a 26 de janeiro, por 100 mil habitantes.  

Amarante, Celorico de Basto, Baião e Resende estão todos em risco Extremamente Elevado de contágio. Marco de Canaveses é o menos mal. Ainda assim, o número de infetados também subiu, no caso, para um total as 821 infeções. Deste modo, o concelho marcuense está no limiar do nível mais gravoso do risco de infeção. Para já permanece em risco Muito Elevado. 

Baião e Resende, dois concelhos separados pelo rio Douro e unidos pela ponte da Ermida, são as localidades que tiveram um aumento “brutal”. Baião, em oito dias, acumulou mais 598 casos. Ou seja, são agora 1.579 casos por 100 mil habitantes, o que em termos nominais corresponde a 324 indivíduos com covid-19. Há oito dias havia cerca de 200 infeções.  

A subida foi maior em Resende: de 345 para 1.579 infetados por 100 mil habitantes. Neste concelho, recém chegado ao Baixo Tâmega, estão com o novo coronavírus 150 habitantes.  

Celorico de Basto passou das 1.591 infeções para as 1.843 por 100 mil habitantes. Traduzindo: em Celorico há pelo menos 319 pessoas com covid, logo potenciais transmissores da infeção por SARS CoV2.  

Em Amarante, o último relatório DGS indica que a 26 de janeiro havia 1327 infeções pelo novo coronavírus, um aumento de 231 novas infeções face ao penúltimo relatório. Em termos reais há 746 amarantinos infetados.  

No Marco de Canaveses há 439 pessoas portadoras de SARS-CoV-2. No índice por 100 mil habitantes, o concelho marcuense tem agora 821 casos, mais 132 que há oito dias, segundo a DGS.  

Next Post

Guarda prisional de Baião que, alegadamente, traficava droga na cadeia de Paços de Ferreira começa a ser julgado este mês

Seg Fev 1 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.