[smartslider3 slider=”161″]
O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) permitiu aplicar descontos a cerca de 10.300 títulos de transportes públicos com origem ou destino no Marco de Canaveses, no valor total de 435 mil euros de apoios em 2020. A informação foi avançada esta terça-feira pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
Lançado em 2019 pelo Governo com o objetivo de promover a utilização do transporte coletivo rodoviário e ferroviário, o PART aplicou descontos até 70% aos preços dos passes.
A redução de tarifas e a conclusão da empreitada eletrificação do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses, que permitiu também aumentar a oferta de ligações Marco-Porto, contribuíram para um aumento significativo dos utilizadores de comboio. Dos mais de 10 mil títulos apoiados ao abrigo do PART em 2020, cerca de 70% são de transporte ferroviário.
A redução dos preços dos passes é executada através do financiamento do Governo à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Os municípios, incluindo o Marco de Canaveses, comparticipam com um valor correspondente a 10% da verba recebida do Estado.
Rodoviário Ferroviários
N.º de títulos apoiados 3161 7142
Apoio total 130 399,75€ 306.014,65€
Os valores apresentados referem-se ao período compreendido entre Janeiro e Novembro de 2020
PROCURA LEVA CÂMARA A INVESTIR NA REQUALIFICAÇÃO DO APARCAMENTO AUTOMÓVEL NAS ESTAÇÕES
O aumento do número de utilizadores dos transportes públicos, designadamente o transporte ferroviário, levou a Câmara Municipal do Marco de Canaveses a investir 775 mil euros na requalificação das zonas envolventes às estações do concelho, Marco de Canaveses e Livração.
Estamos a complementar este incentivo do Governo com a melhoria das infraestruturas e condições de acesso aos transportes. Investimos mais 60 mil euros na requalificação da rua Nova da Estação em Constance e estamos a levar a cabo um investimento de 715 mil euros na zona envolvente à estação do Marco de Canaveses, que inclui a construção de um novo parque de estacionamento com 130 lugares e um edifício de ligação entre a Estação e o parque.
Cristina Vieira, presidente da câmara do Marco de Canaveses
A empreitada de requalificação da rua Nova da Estação está concluída, a da envolvente à estação do Marco de Canaveses tem prazo de execução até agosto de 2021.
PASSES ESCOLARES SUSPENSOS POR CAUSA DA COVID-19
Na sequência do encerramento de todos os estabelecimentos escolares, o Município do Marco de Canaveses suspendeu os os passes escolares desde o dia 1 de fevereiro. “É uma forma de poupança quer dos Encarregados de Educação e do próprio Município” no pagamento dos títulos de transporte”, justifica o município marcuense. Em relação aos pagamentos que já haviam sido realizados,”os montantes a reembolsar aos encarregados de educação serão considerados no próximo processamento de passes escolares, sendo aplicado o respetivo desconto aquando do regresso do ensino presencial. Esta solução evita deslocações desnecessárias aos serviços da Câmara”, acrescenta a fonte.
A medida abrange os alunos do ensino secundário, dado que os restantes se encontram isentos do pagamento de passe escolar.