São Brás, o “santo da garganta” é referência no turismo religioso do Baixo Tâmega

Celebra-se hoje o dia de S. Brás, o “santo da garganta” como é conhecido pelos devotos e que habitualmente é alvo de festa rija, em Baião, em plena Serra da Aboboreira.

É uma romaria de pendor religioso que atrai milhares de pessoas e tem lugar na Ermida de S. Brás. Faz parte da tradição comer-se o famoso salpicão da serra e após as cerimónias religiosas faz-se o “Fogar o Carnaval” no adro da capela. Às festas junta-se o baile. Por causa da pandemia os festejos estão cancelados.

Do outro lado do rio, na margem esquerda do Douro, em Resende a capela-mor da Igreja de São Martinho de Mouros ostenta uma pintura de São Brás que se encontra num dos caixotões do teto, datados da primeira metade do século XVIII. É uma das relíquias da Rota do Românico.

Pintura de São Brás |Igreja de São Martinho de Mouros |Resende

São Brás nasceu por volta do ano 264 na cidade de Sebaste, na Arménia, e faleceu em 316, degolado pelos romanos. É o padroeiro das doenças da garganta, por ter retirado com a mão um espinho da garganta de uma criança.

Outra das lendas associadas à vida de São Brás narra que, em certo dia, um lobo roubou a uma mulher pobre um porco, animal que constituía a sua única riqueza, tendo o santo obrigado o lobo a devolver a presa. Como voto de agradecimento, a mulher levou a cabeça e os pés do porco, assados, à prisão onde se encontrava São Brás.

Carlos Moura

Next Post

Jovens do Marco de Canaveses "lideram" a procura ao 1º emprego no Baixo Tâmega

Qua Fev 3 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.