A Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Amarante reuniu na passada terça-feira, 2 de fevereiro, para analisar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o período de 2021-2030, emitindo parecer favorável para envio ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para aprovação.
Posteriormente, o documento que, no geral, contempla ações de silvicultura preventiva, vigilância, fiscalização, combate e sensibilização, seguirá para consulta pública, sendo posteriormente aprovado em Assembleia Municipal.
O PMDFCI é um documento estratégico para o Município de Amarante, que tem cerca de 67 por cento do território de floresta, e é constituído por três cadernos: Diagnóstico; Plano de ação; e Plano Operacional Municipal (aprovado anualmente até abril de cada ano).
Contempla ainda o planeamento das ações referentes à estratégia municipal em termos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, de acordo com os eixos estratégicos do PNDFCI, definindo as metas, indicadores, responsáveis e estimativa orçamental.