Um ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende é suspeito de ter abusado sexualmente de duas raparigas com deficiência. O homem, de 50 anos, foi indiciado por mais de 10 crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência pelo Ministério Público (MP) de Lamego.
Os crimes terão ocorrido numa escola onde o suspeito desempenhava as funções de auxiliar. As vítimas têm cerca de 18 anos, sendo que uma delas continua a frequentar a escola. A outra já não frequenta o estabelecimento de ensino, onde o ex-comandante começou a ganhar a confiança das vítimas há cerca de três anos.
O suspeito começou a abusar sexualmente da vítima mais velha no interior da escola, num local pouco frequentado pelos outros alunos e pelos professores. Depois de a aluna ter saído do estabelecimento, o ex-comandante passou a aproveitar-se dela em casa. A situação foi descoberta por uma familiar que denunciou o caso à GNR de Resende, que encaminhou-o ao MP de Lamego, que delegou a investigação à Polícia Judiciária (PJ) do Porto.
No caso da vítima mais nova, a suspeita foi lançada por uma professora que fez a denúncia à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e às autoridades. Os dois casos foram comunicados ao MP em meados de janeiro, tendo as autoridades respondido rapidamente às suspeitas devido ao perigo de continuidade do crime.