Mais 67 mortes por covid-19, o segundo valor mais baixo do ano. Metas estabelecidas por Marcelo já foram atingidas

Dados da DGS indicam que há mais 4404 pessoas que recuperaram da covid-10 em Portugal. Número de mortos (67) é o segundo mais baixo do ano. Transmissão nos 0,66 indica redução de casos em todo o país.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 67 mortes e 1940 novos casos de covid-19, segundo os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o segundo valor mais baixo do ano (o boletim da DGS revelava em 1 de janeiro).

Na prática, o número de mortos de hoje – caso se consolide nos próximos dias – faz a incidência da pandemia regressar a valores anteriores ao início da 3ª vaga (finais de dezembro/princípios de janeiro).

Pela primeira vez desde 19 de outubro de 2020, a média a sete dias de casos de novos infetados por covid-19 situa-se abaixo dos 2 mil – a meta que Marcelo definiu para atingir antes da Páscoa.

No dia 11 de fevereiro, Marcelo Rebelo de Sousa mencionava num discurso à população que “temos de sair da primavera sem mais um verão e um outono ameaçados”. E advertiu: “temos de assegurar que a Páscoa não será a causa de mais uns meses de regresso ao que vivemos estas semanas”.

Essas metas parecem ter sido hoje ultrapassadas apesar de Portugal registar desde dia 14 menos de 2 mil novos casos diários, com a exceção do dia 17 em que se registaram 2.324 novos casos.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), o índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,66, representando uma tendência de redução de novos casos de covid-19 em todas as regiões do país.

“Os resultados indicam uma tendência decrescente de novos casos ao nível nacional em todas a regiões do país”, refere o INSA no relatório de situação sobre a curva epidémica da infeção pelo novo coronavírus.

A 11 de janeiro, o Rt médio situava-se nos 0,77, um valor que o primeiro-ministro, António Costa, considerou na altura ser “o mais baixo que o país já teve desde o início da pandemia”, na primavera de 2020.

António Orlando

Next Post

20.02.2010, amanhã faz 11 anos

Sáb Fev 20 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.