Vacinação à população arrancou esta terça-feira

Arrancou esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a campanha de vacinação às populações abrangidas pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo-Tâmega I.

O processo de vacinação é desenvolvido pelo ACeS Baixo-Tâmega I em parceria com as Câmaras “no sentido de  garantir a maior efetividade na operacionalização do processo”.

De acordo com o “Manual de Articulação para a Convocatória de Utentes para Vacinação contra a Covid-19” elaborado pelo Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde, “num ACES onde os concelhos apresentam uma baixa densidade populacional e uma população envelhecida, torna-se fundamental articular com as autarquias e juntas de freguesia por apresentarem uma relação de proximidade com a população e terem consigo recursos humanos e técnicos valiosos para o processo”. 

No Marco de Canaveses, por exemplo, a câmara cedeu quatro técnicos ao ACES para a convocação  da população a vacinar, a começar pelos utentes com 80 anos ou mais, e para colaborarem na articulação com com as Juntas de Freguesia e Proteção Civil, para sinalizar dificuldades no contacto ou transporte dos utentes. 

“É um sentimento de satisfação e tranquilidade ver o processo de vacinação intensiva arrancar no nosso concelho. O ACES identifica a convocatória e o transporte dos utentes como os dois passos onde nós, autarquias e forças de proteção civil, podemos dar um contributo valioso e colocaremos todo o nosso empenho nessa missão. Desde o princípio que temos colocado todos os meios do Município ao dispor da Saúde para o combate à pandemia e mais uma vez faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que este processo seja bem sucedido

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal Marco de Canaveses. 

Mais de 600 utentes serão vacinados contra a COVID-19 no próximo fim-de-semana

Em Amarante, mais de 600 utentes começaram hoje a ser contactados pelo ACeS Baixo Tâmega para serem vacinados contra a covid-19 no próximo fim-de-semana, dias 27 e 28 de fevereiro. Depois da vacinação a utentes e profissionais de lares, da rede de cuidados continuados, das forças de segurança e parte dos profissionais de saúde de Amarante, a vacinação estende-se à comunidade. Nesta primeira fase, destina-se a maiores de 80 anos e utentes com idades compreendidas entre os 50 a 79 anos com patologias/doenças associadas (segundo os critérios da Task Force do SNS).

Recorde-se que a lista dos utentes a convocar é da competência e responsabilidade do ACeS Baixo Tâmega.

Em plena coordenação com a autarquia, que vai ajudar nos contactos e garantir o transporte dos utentes que necessitem, a vacinação decorrerá no Centro de Saúde de Amarante, visto ser impossível vacinar em todos as Unidades Funcionais adstritas ao ACeS Baixo Tâmega, devido à complexidade do processo de vacinação.

Pede-se aos utentes que não se desloquem ao Centros de Saúde até serem convocados para a vacinação.

“Disponibilizamos três técnicos para ajudar nos contactos e garantir o transporte da população que necessite, de forma a que ninguém fique por vacinar contra a covid-19. É com muito agrado que acompanhamos o trabalho do ACeS Baixo Tâmega em mais esta fase de vacinação da nossa comunidade”

Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro da Saúde

António Orlando

Next Post

Amarante deixa “Livros à Porta” a partir de março

Ter Fev 23 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.