Município de Celorico de Basto decide cancelamento da Festa das Camélias. A natureza do certame, dependente da época de floração das Camélias impede um adiamento, pelo que “o Município irá, logo que possível, começar a trabalhar na preparação do evento para 2022”.
Pelo segundo ano consecutivo, Celorico de Basto não irá realizar a sua Festa Internacional das Camélias. Evolução da pandemia de COVID 19 não permite a realização do evento internacional, que atrai milhares de visitantes e turistas a este concelho.
A situação atual da pandemia, reforçada pela renovação do estado de emergência até ao final do mês de fevereiro e as perspetivas apontadas para o mês de março e abril, inviabilizam a realização deste importante evento para economia local e promoção do concelho.
Para Joaquim Mota e Silva, Presidente da Autarquia Celoricense, não estão reunidas condições para a realização deste evento. “Já sabíamos, que a situação de pandemia nos iria condicionar na realização deste evento tão importante para a economia local. Exploramos todas as possibilidades, trabalhando na preparação de uma programação alternativa que permitisse a realização de algumas atividades, mas a evolução da pandemia e as medidas tomadas para sua contenção não abrem qualquer expectativa de se poder realizar um evento que junta milhares de pessoas”.
O autarca refere ainda que “o sucesso da Festa Internacional das Camélias assenta na mobilização de toda a comunidade Celoricense, sendo que a comunidade escolar está a passar um momento difícil de adaptação a uma nova realidade, as instituições sociais estão sobrecarregadas de trabalho no apoio aos seus utentes, não podíamos pedir mais sacrifícios a quem já está em dificuldades e tem, neste momento, outras prioridades”, concluiu.