Marco de Canaveses vai ter consulta especializada de saúde mental para a região do Tâmega e Sousa

O Ministério de Saúde vai criar no Marco de Canaveses uma consulta descentralizada de Saúde Mental através do Centro de Respostas Integradas do Porto Central.

Autarca reuniu por videoconferência com autoridades de saúde

A consulta foi proposta  pela autarca local, Cristina Vieira, ao Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, no âmbito de uma reunião em que também participaram os diretores da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega I.  

A proposta, segundo a autarca, mereceu a disponibilidade da ARS-N para iniciar as diligências de elaboração e negociação do protocolo a estabelecer. 

A pandemia veio agravar as doenças do foro mental, mas também agravou as dependências, nomeadamente o álcool, droga, e outras, como é o caso do novo fenómeno social muito relacionado com as crianças, a “adição aos ecrãs”, que desde muito pequenas começam a apresentar sintomas de privação. “Estamos a falar de um conjunto de dependências que têm implicações no funcionamento saudável das famílias e no bem-estar das pessoas, pelo que o acolhimento desta proposta para a criação, no concelho, de uma consulta especializada faz-me acreditar que podemos vir a ficar mais preparados para intervir e responder a estas necessidades”, explica Cristina Vieira.  

No Marco de Canaveses, atualmente, há 170 utentes inscritos medicados. Destes, 139 por substâncias psicoativas e ilícitas (drogas) e 110 por álcool. Os números, no entender da autarca, pecam por defeito devido às dificuldades de acessibilidade dos utentes a este tipo de consulta. Atualmente quem na região pretender, via Serviço Nacional de Saúde ir a uma consulta descentralizada para saúde mental, terá se deslocar ao Porto, a Braga ou a Vila Real.  “Muitos acabam por desistir de procurar ajuda”, sustenta Cristina Vieira que espera inverter a realidade com a abertura da consulta no Marco, fazendo notar que a área de influência do ACeS Tâmega está a descoberto dos cuidados de saúde mental. 

Para a criação desta resposta clínica será criada uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social. 

António Orlando

Next Post

CHTS recebe doentes covid do Hospital de Braga

Sáb Fev 27 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.