Cercimarante promove campanha de angariação de fundos para construção de edifício que engloba Lar Residencial e Unidade Sócio Ocupacional

A Cercimarante está a promover uma campanha de angariação de fundos, através do apelo à consignação do IRS, para a construção de um edifício, desenvolvido em três pisos, destinado à criação do Lar Residencial António Pinto Monteiro e de uma Unidade Sócio Ocupacional (USO), em Amarante.

Trata-se de dois equipamentos imprescindíveis ao nosso concelho, e porque não dizer à nossa região. O primeiro, porque, apesar de já possuirmos o Lar Residencial Amália Mota, com capacidade para 15 utentes, esta é, deveras, insuficiente para as atuais necessidades, cuja lista de espera é já superior a 50 clientes. Quanto ao segundo equipamento, sendo destinado a um público-alvo diferente, no caso pessoas com doença mental, estamos perante uma necessidade identificada a nível nacional, que urge colmatar”, sublinha o presidente do Conselho de Administração (CA) da Cercimarante, Carlos Pereira.

Estima-se que, em Portugal, por cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental, e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. 

É, pois, imperativo que, serviços como este possam ser uma realidade, de modo a contribuir para a reabilitação de todos os indivíduos afetados por problemas de saúde mental, pois são, igualmente, cidadãos de pleno direito. Não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas, antes, apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade”, defende Carlos Pereira.

Apesar de ter submetido uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES 3.0, cujo financiamento público poderá atingir um máximo de 80% de financiamento do investimento total, com efeito, neste Aviso, a Cercimarante viu ser-lhe, somente, contemplado o Lar Residencial, o que implica que a USO tenha de ser um investimento enquadrado na componente privada.

Atendendo  a que o valor previsto em candidatura, submetida a 30 de novembro de 2020, prevê um montante de 2.280.000,00 euros, dos quais 2.000.000,00 euros serão para a construção do edifício, e os restante 80.000,00 euros para equipamentos, só teremos de comparticipação do PARES 3.0, um montante máximo elegível de 719.887,50 euros, ao que acresce uma comparticipação do Município de Amarante de 119.981,25 euros, relativa a 50% da componente privada do investimento elegível,  conforme deliberação n.º 515/2020 da reunião de Câmara de 04 de dezembro de 2020”, explica o presidente do CA. 

Perante a não elegibilidade da USO, neste Aviso, e que corresponde a um valor aproximado de 790.000,00 euros, o CA da Cercimarante vê-se, nesta fase, obrigado a suspender a execução parcial deste equipamento, como esclarece o presidente: “E que se traduz numa redução do investimento em cerca de 425.000,00 euros, pois que toda a envolvente exterior, e demais partes comuns do edifício, terão de estar concluídas para que possamos obter o licenciamento, e posterior celebração do acordo de Cooperação com a Segurança Social, para o funcionamento do Lar Residencial para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade”.

Contudo, Carlos Pereira acredita que esta situação possa, ainda, vir a ter algum revés. “Pelas razões já superiormente referidas, a USO impõe-se como uma necessidade urgente e fundamental para todo o nosso território, pelo que, acreditamos que, com o Plano de Recuperação e Resiliência, para 2021-2025, ainda possa haver a possibilidade de se garantir algum apoio, para a concretização deste serviço tão importante para a economia do concelho e do país. Independentemente desta possibilidade, este é um desafio para todos nós, porquanto obrigará, apesar dos apoios, a um considerável esforço financeiro da nossa Cooperativa, naquela que é a componente privada do investimento”.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), estima-se que, as organizações da Economia Social sejam responsáveis por 6,3% dos postos de trabalho, na UE28. “Entidades como a nossa atuam, sobretudo, a nível local, o que nos permite não só identificar como também responder às necessidades locais”, salienta o presidente Carlos Pereira.

Em jeito de conclusão, o presidente do CA da Cercimarante deixa um apelo à comunidade: “Convictos da vossa compreensão e, apesar do momento difícil que todos atravessamos e que, infelizmente, ainda perdurará, por mais algum tempo, aproveitamos esta oportunidade para apelar à solidariedade de tod@s @s amarantin@s, em especial d@s empresári@s, para que, de algum modo, possam associar-se a este projeto, contribuindo dentro das suas possibilidades, com um donativo que nos permita concretizar mais um projeto da Cercimarante, mas que é, acima de tudo, de todos nós, Amarantinos. Aproveitamos, ainda, para relembrar que, no âmbito deste projeto, poderão, através da consignação de 0,5% do IRS, ajudar-nos na angariação de fundos, transformando os vossos impostos em mais sorrisos”.

Figuras públicas apelam à consignação do IRS para a Cercimarante

Desde o início de fevereiro, e com o mote “Juntos, construímos mais sorrisos!”, a Cooperativa tem publicado, nas Redes Sociais, vídeos com apelos de alguns rostos conhecidos e acarinhados pelo grande público, que sugerem que a comunidade consigne 0,5% do imposto liquidado (IRS) à Cercimarante. Uma ajuda que não tem qualquer custo, para o contribuinte.

Esta campanha conta, para já, com os apelos das locutoras de rádio Joana Cruz, Carla Rocha e Joana Marques; dos cantores NOBLE e Zé Amaro, da jornalista e apresentadora de televisão Ana Guedes Rodrigues; do ex-árbitro e comentador Desportivo Pedro Henriques; do ex-futebolista profissional Nuno Gomes, e do Grupo Sons do Minho.

Segundo o presidente do CA, “outros rostos conhecidos se seguirão, nesta campanha”.

Carlos Moura

Next Post

Aplicações digitais para promover igualdade no Marco de Canaveses

Dom Fev 28 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.