Assegurado financiamento europeu para obras na Igreja de Santa Marinha do Zêzere

Património. Aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Baião aos fundos comunitários para a conservação e restauro da Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere. 

[smartslider3 slider=”183″]

O valor da empreitada que rondará os 372 mil euros será assim financiado em 85% por fundos comunitários, cabendo à autarquia baionense suportar o custo dos restantes 15%.  

A Igreja de Santa Marinha do Zêzere é um dos templos religiosos classificados do concelho de Baião como Monumento de Interesse Público. Existe também um protocolo formalizado com a Diocese do Porto que permite que as igrejas estejam com portas abertas à visitação.

A intervenção vai contemplar trabalhos de construção civil e de eletricidade, entre eles revisão da cobertura, rebocos interiores, substituição de portas e pinturas.  

Uma das peças mais emblemáticas deste templo, o Órgão de Tubos, será também alvo de conservação e restauro, aí serão desenvolvidos trabalhos de restauro da máquina e dos instrumentos, bem como, substituição de madeiras da caixa.  Estão igualmente previstas correções na rede elétrica e beneficiada a iluminação do altar e da nave e coro. Serão, ainda, restaurados os retábulos e vários elementos decorativos do interior da igreja.  

“Estas obras visam não apenas melhorar as condições de utilização da igreja por parte da comunidade, como também valorizar o património cultural e artístico ali existente e inserem-se na estratégia de atração de visitas ao nosso território, condição importante para a atribuição de apoios para a obra”, explica fonte autárquica. 

Na Câmara Municipal fizemos um trabalho muito atento e dedicado para que esta candidatura pudesse ter sucesso. Com estes apoios iremos garantir a valorização de um património local de grande importância e rentabilizar mais os recursos ao nosso dispor, para servir os baionenses. 

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião

O diálogo sobre a importância de realizarmos obras na nossa Igreja património já existia há algum tempo. No verão de 2020, o Presidente Paulo Pereira contactou-me para visitar o local com o Diretor Regional de Cultura do Norte e pudemos mostrar toda a importância do nosso património. Valeu a pena o esforço e a dedicação que pusemos neste processo para recuperar o interior da igreja que é muito rico em termos decorativos e, também, na recuperação do órgão de tubos”. 

Manuel Pereira presidente da Junta de Santa Marinha do Zêzere 

Esta obra vai ser “uma mais-valia muito grande, não apenas para o culto, mas também para valorizar o património da nossa terra. Esta igreja é muito bonita, nomeadamente os altares, os tetos e o órgão de tubos, que não se vê em qualquer sítio. Fico contente que possamos cuidar deste património. Acho que estas obras vão beneficiar a comunidade, também no plano cultural, turístico e até educativo”. 

Filipe Azevedo, pároco de Santa Marinha do Zêzere 

António Orlando

Next Post

Batia nos pais por causa do fim de relacionamento com companheira

Sex Mar 5 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.