APDL garante aptidão das infraestruturas fluviais para a retoma turística no Douro


Turismo. APDL investe 145 mil euros nos Cais de Baião. Até final do ano avançar com o projeto de uma zona de lazer fluvial na Ermida, na vila de Santa Marinha do Zêzere.

O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) admite que as expectativas para a retoma turística este ano no Douro estão muito abaixo das potencialidades da região, por causa da pandemia, aliás como sucedeu em 2020. “Mas temos que nos ir preparando”, disse ao Tâmega.TV, Nuno Araújo no final da visita que fez às obras do Cais da Pala e às fluvinas de Aregos e Ermida, no concelho de Baião.

O responsável da APDL fez questão de apontar também os grandes investimentos na melhoria das condições de navegabilidade da Via Navegável do Douro (VND), nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos sistemas de comunicação e informação e à correção dos constrangimentos no canal e nas eclusas, “o que tem contribuído para a criação de uma alternativa de transporte sustentável com a qualidade e a segurança exigidas a nível europeu e internacional. Os problemas relacionadas com as cheias do inverno estão resolvidos”, garante Nuno Araújo.
APDL investe 145 mil euros nos Cais de Baião.

Os trabalhos em curso no Cais na Pala, Ribadouro, têm como objetivo o recondicionamento estrutural do cais marítimo turístico, a substituição dos pavimentos, a reparação dos sistemas de amarração e a pré-instalação de infraestruturas para as ligações das redes de abastecimento de água e energia elétrica à fluvina (Cais de Recreio). Esta empreitada foi consignada dezembro 2020 “e apenas por razões climatéricas e devidas à pandemia foi objeto de auto de suspensão parcial, estando a sua conclusão prevista para o final deste mês de março”, garante a APDL.

Já as intervenções de requalificação e reforço de segurança nos cais da Ermida e de Aregos foram concluídas em finais de 2020.

Zona de Lazer Fluvial na Ermida

Paralelamente às intervenções da APDL, a autarquia baionense liderada pelo socialista Paulo Pereira tem em curso a construção de um passadiço ao longo da margem direita do rio, na Pala e, conta até final do ano avançar com o projeto de uma zona de lazer fluvial na Ermida, na vila de Santa Marinha do Zêzere, para gáudio do presidente de Junta, Manuel Pereira.

Para a zona da Pala, é pretensão do Município Baionense a construção de um clube náutico.

António Orlando

Next Post

Governo dá luz verde à construção da subestação elétrica de Bagaúste

Qua Mar 17 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.