Águas do Norte avança com construção de intercetor no rio Tâmega, em Amarante

Investimento. Intercetor terá uma extensão aproximada de 675 metros. A travessia será feita sob o leito do rio Tâmega.

A Águas do Norte vai construir em Amarante um intercetor gravítico que vai atravessar o Tâmega, sob o leito do rio (submerso), através de um sifão invertido. 

O intercetor com cerca 675 metros será construído para resolver os problemas que ocasionalmente, em dias de maior pluviosidade, se verificam na estação elevatória existente junto à Ponte de S. Gonçalo.  

A empreitada foi adjudicada por 1,1 milhões de euros à empresa Amydra, e tem o prazo de execução de 420 dias. 

Os trabalhos incluem ainda a construção de uma câmara de retenção de areias a montante da Ponte S. Gonçalo e de diversos trabalhos auxiliares de proteção da margem esquerda do rio Tâmega, tendo em consideração os fenómenos de erosão que se verificam entre a ponte histórica de Amarante e o açude localizado a jusante. 
 
Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte “pretende resolver definitivamente os problemas que ocasionalmente, em dias de maior pluviosidade, se verificam na estação elevatória existente junto à Ponte S. Gonçalo, que será desativada, o que permitirá uma melhor preservação do meio ambiente”, explica fonte da Águas do Norte. 
 
 

António Orlando

Next Post

"Procuramos estratégias de proximidade que nos permitam dar resposta aos tempos adversos", Opinião de Ana Marta Silva, PS/Baião

Qui Mar 18 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.