Vacinação. A Agência Europeia do Medicamento (EMA), em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, relevou as conclusões sobre o estudo feito à vacina da AstraZeneca. Nesta quinta-feira segundo a DGS Portugal somou mais 21 mortos e 485 novos casos de Covid-19.
Emer Cooke, directora do regulador, explicou que ficou provada a segurança da vacina, considerando que os benefícios superam os riscos.
“A vacina não está associada a um maior risco de tromboembolismo ou coágulos de sangue”, afirmou a responsável.
“O nosso Comité Consultivo Global para a Segurança das Vacinas chegou a uma conclusão após a revisão de casos de coágulos sanguíneos em pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. O comité chegou a uma conclusão clara e científica: esta é uma vacina segura e eficaz”, indicou a responsável do regulador europeu, embora não tenha conseguido provar que exista uma relação de causa-efeito entre os casos raros de coágulos sanguíneos com diminuição de plaquetas registados em vários países. “A recomendação é para os profissionais de saúde estarem atentos a possíveis efeitos secundários”, disse Emer Cooke, directora da EMA, garantindo que mais estudos vão ser feitos.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) organizou uma reunião extraordinária para discutir a segurança da vacina da AstraZeneca e os casos de formação de coágulos após a vacinação.
Vários países europeus, incluindo Portugal, deixaram de administrar temporariamente a vacina devido a estes relatos e às dúvidas que emergiram sobre a mesma. Já foram administradas em Portugal cerca de 400 mil doses do fármaco da AstraZeneca.
Portugal soma mais 21 mortos e 485 novos casos de Covid-19
A Direção-Geral da Saúde partilhou o novo balanço epidemiológico de evolução da Covid-19 em Portugal.
Em relação a ontem, há uma variação de 0,13% no número de vítimas mortais, e de 0,06 no número de contágios, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quinta-feira.
Com esta atualização, Portugal ultrapassou os 816 mil casos desde o início da pandemia no país, e totaliza já 16.743 mortes.
Saliente-se ainda, que nas últimas 24 horas, mais 580 pessoas recuperaram da Covid-19 em Portugal, o que eleva o número total para 764.599.
Há nesta altura 34.713 casos ativos do coronavírus em Portugal (menos 116 do que ontem), e o número de internamentos continua em trajetória descendente. Há menos 28 pessoas internadas em enfermarias em relação a ontem (828 no total), e menos 18 doentes em unidades de cuidados intensivos (187 no total).
Quanto ao Rt (indicador de transmissibilidade), manteve-se, de acordo com o boletim, nos 0,84 em Portugal e 0,80 no Continente.
Atualmente Portugal é o país da União Europeia (UE) com uma menor taxa de incidência da covid-19, de acordo com os dados mais recentes divulgados esta quinta-feira, 18 de março, pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).