Vacina da AstraZeneca é segura, garante Agência Europeia do Medicamento

Vacinação. A Agência Europeia do Medicamento (EMA), em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, relevou as conclusões sobre o estudo feito à vacina da AstraZeneca. Nesta quinta-feira segundo a DGS Portugal somou mais 21 mortos e 485 novos casos de Covid-19.

Emer Cooke, directora do regulador, explicou que ficou provada a segurança da vacina, considerando que os benefícios superam os riscos.

“A vacina não está associada a um maior risco de tromboembolismo ou coágulos de sangue”, afirmou a responsável. 

“O nosso Comité Consultivo Global para a Segurança das Vacinas chegou a uma conclusão após a revisão de casos de coágulos sanguíneos em pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. O comité chegou a uma conclusão clara e científica: esta é uma vacina segura e eficaz”, indicou a responsável do regulador europeu, embora não tenha conseguido provar que exista uma relação de causa-efeito entre os casos raros de coágulos sanguíneos com diminuição de plaquetas registados em vários países. “A recomendação é para os profissionais de saúde estarem atentos a possíveis efeitos secundários”, disse Emer Cooke, directora da EMA, garantindo que mais estudos vão ser feitos.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) organizou uma reunião extraordinária para discutir a segurança da vacina da AstraZeneca e os casos de formação de coágulos após a vacinação.

Vários países europeus, incluindo Portugal, deixaram de administrar temporariamente a vacina devido a estes relatos e às dúvidas que emergiram sobre a mesma. Já foram administradas em Portugal cerca de 400 mil doses do fármaco da AstraZeneca.

Portugal soma mais 21 mortos e 485 novos casos de Covid-19

A Direção-Geral da Saúde partilhou o novo balanço epidemiológico de evolução da Covid-19 em Portugal.

 Em relação a ontem, há uma variação de 0,13% no número de vítimas mortais, e de 0,06 no número de contágios, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quinta-feira. 

Com esta atualização, Portugal ultrapassou os 816 mil casos desde o início da pandemia no país, e totaliza já 16.743 mortes.

Saliente-se ainda, que nas últimas 24 horas, mais 580 pessoas recuperaram da Covid-19 em Portugal, o que eleva o número total para 764.599.

Há nesta altura 34.713 casos ativos do coronavírus em Portugal (menos 116 do que ontem), e o número de internamentos continua em trajetória descendente. Há menos 28 pessoas internadas em enfermarias em relação a ontem (828 no total), e menos 18 doentes em unidades de cuidados intensivos (187 no total). 

Quanto ao Rt (indicador de transmissibilidade), manteve-se, de acordo com o boletim, nos 0,84 em Portugal e 0,80 no Continente. 

Atualmente Portugal é o país da União Europeia (UE) com uma menor taxa de incidência da covid-19, de acordo com os dados mais recentes divulgados esta quinta-feira, 18 de março, pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

António Orlando

Next Post

Águas do Norte avança com construção de intercetor no rio Tâmega, em Amarante

Qui Mar 18 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.