Aprovado financiamento comunitário para a reabilitação da Envolvente à Estação do Marco

Apoio Comunitário. Foi aprovada a candidatura do financiamento comunitário para a obra de Reabilitação da Envolvente da Estação de Caminho-de-Ferro – Marco pelo NORTE2020. 

[smartslider3 slider=”167″]

A empreitada (incluindo o projeto de execução), consignada em outubro de 2020, arrancou “por conta e risco” da Autarquia. Em paralelo, o Município avançou com uma candidatura a fundos comunitários para pagar as obras e o projeto, “candidatura essa que agora foi aprovada” pelo NORTE2020.

O investimento elegível é de 501 440,34 euros para um investimento total de de 732 748,07 euros, comparticipados a 85% (426 224,29 euros) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto de ‘Reabilitação da Envolvente da Estação” inclui a criação de um parque de estacionamento, de um edifício de ligação entre a estação e o parque de estacionamento e de uma praça da Estação, que permite dar corpo à intermodalidade naquela zona fulcral da mobilidade, para além da construção de passeios nas ruas envolventes de acesso à Estação.

Com a aprovação desta candidatura e das duas candidaturas submetidas e recentemente aprovadas para construção de passeios na mesma área da Estação da CP, a Autarquia marcuense revela que esgotou a capacidade de comparticipação disponível pelo Plano Ação Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), “assegurando o Município uma taxa de compromisso a 100%”, garante Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. A dotação global do PAMUS para o concelho do Marco de Canaveses é superior a 2 milhões de euros”.

Dentro da região do Tâmega e Sousa, o Município do Marco, segundo a autarca “apresenta a maior dotação PAMUS e com maior número de candidaturas submetidas e aprovadas ou seja, uma clara aposta na mobilidade urbana sustentável e correspondendo a um fator de forte territorialização e condição do modo e qualidade de vida das pessoas”, sublinha Cristina Vieira.

António Orlando

Next Post

Programa de Educação Estética e Artística e a criação de Cineclube aprovados em Conselho Municipal da Juventude do Marco

Ter Mar 23 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.