Crime. A GNR através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), ontem, dia 31 de março, deteve em flagrante um homem de 43 anos por roubo a idosos, no distrito do Porto, nomeadamente na região do Tâmega e Sousa.
No âmbito de uma investigação por roubos a idosos que durava há cerca de três meses, os militares da Guarda apuraram que o homem, suspeito de ter praticado diversos ilícitos desta natureza nos distritos de Braga, Porto e Aveiro, se dedicava, de forma reiterada, a abordar pessoas vulneráveis em razão da idade, na via pública, subtraindo-lhe objetos de valor com recurso à força física.
“Ontem, após ter roubado duas alianças de ouro a uma vítima de 93 anos, o suspeito colocou-se em fuga, tendo sido intercetado posteriormente pelos militares da Guarda, sendo possível recuperar os bens roubados, que foram devolvidos à legítima proprietária”, esclarece a GNR.
O detido está a ser presente a primeiro interrogatório judicial no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Penafiel, para aplicação das medidas de coação.
A prepósito desta detenção a Guarda reitera alguns conselhos que devem ser seguidos à risca em defesa individual:
- Não forneça informações pessoais ou de conhecidos a indivíduos estranhos;
- Não deixe desconhecidos entrar na residência;
- Não transporte quantias elevadas de dinheiro nem objetos de valor;
- Não confie em indivíduos estranhos, bem-falantes e cheios de boas intenções;
- Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa;
- Sempre que possível, tente anotar os dados de veículos estranhos na zona;
- Denuncie todas as situações que tenha conhecimento.