Câmaras dão luz verde ao regresso das feiras e mercados

Desconfinamento. Os municípios de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Resende e Penafiel já tornaram pública a decisão de autorização do regresso das feiras  

As câmaras da região estão, em uníssono, a dar autorização para que os produtos não essenciais possam regressar as feiras e mercados, no âmbito da segunda fase de desconfinamento.  

A retoma das feiras e mercados de levante (mercado que se monta e desmonta todos os dias) podem voltar a funcionar para a comercialização de bens não alimentares desde que tenham a autorização dos respetivos presidentes da câmara. 

Assim, em Amarante, esta quarta-feira, dia 7 de março, regressa a feira de produtos não alimentares ao Parque Ribeirinho. Paralelamente, no Mercado Municipal continuam disponíveis os produtos agroalimentares, relembra a autarquia de José Luís Gaspar. 

O acesso às feiras e mercados só é permitido mediante as orientações da Direção Feral de Saúde: o uso de máscara e a desinfeção das mãos são obrigatórios, assim como o respeito pelo distanciamento físico e a não aglomeração de pessoas. 

Baião 

Foi decidido que as feiras irão retomar com reforço de medidas: apenas poderão ser atendidas duas pessoas em simultâneo em cada banca de venda;  haverá mais fiscalização do cumprimento das regras por parte da GNR; haverá uma redução de 25% do número de pessoas que podem estar no recinto das feiras; serão integralmente respeitados os planos de contingência das feiras, que preveem colocação de pontos de higienização de mãos, uso de máscara e circuitos para a circulação das pessoas que se encontram no recinto. 

Estas medidas, explica fonte da Proteção Civil de Baião, ficam a dever-se às novas variantes do vírus Sars-COV-2, que possuem um elevado potencial de contágio e colocam um risco sério. O desconfinamento que se está a realizar irá, também, trazer mais riscos de aumento das infeções. “É importante notar ainda que as vacinas existentes não cobrem as variantes do vírus mais recentes, pelo que continuará a ser necessário o cumprimento das medidas preventivas, nomeadamente o uso de máscara mesmo em espaços ao ar livre”. 

Em Baião realizam-se feiras em Campelo (8 e 23 de cada mês), Gestaçô (5 e 19 de cada mês) e Santa Marinha do Zêzere (11 e 25 de cada mês). 

Marco de Canaveses 

O despacho que permite a manutenção e realização das Feiras do Marco, Livração, Bem Viver, Alpendorada e Soalhães,  já foi promulgado pela autarca, Cristina Vieira: 

Resende

As feiras quinzenais de Resende e São Martinho de Mouros reabrem amanhã, dias 7 e 12 de abril, respetivamente. A decisão de reabertura foi tomada após articulação do Município com a Autoridade de Saúde Local e a GNR, no seguimento do comunicado do Governo com o avanço para a 2.º fase do Plano de Desconfinamento, que permite a realização de feiras por decisão municipal.

Não obstante, a reabertura das feiras terá de respeitar as regras incluídas no plano de contingência, cumprindo as normas da Direção Geral da Saúde (DGS), de forma a garantir as condições de higiene e segurança no exercício da sua atividade, “haverá uma maior fiscalização municipal de forma a perceber se as normas são cumpridas, podendo o não cumprimento originar a suspensão da realização das feiras. A qualquer momento o evoluir da situação epidemiológica no concelho poderá também afetar o funcionamento das mesmas. Apelamos a todos os consumidores e feirantes o cumprimento das normas definidas para que a atividade seja retomada de forma segura”, sustenta o executivo de Garcez Trindade.

António Orlando

Next Post

Baião lança Cartão do Munícipe com descontos no acesso espaços de cultura e desporto

Ter Abr 6 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.