Sensibilização. O desafio é escolha de atividades e hobbies que promovam estilos de vida saudáveis, “empurrados” pelo contributo de jovens inspiradores que vão dar o seu testemunho, provando que a vida é feita de escolhas. No dia 21 realizar-se uma mesa redonda, on-line, sobre “Desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje – Prevenção dos comportamentos aditivos em contexto familiar”

A Rede Social de Amarante, através da medida Eixo da Educação, pretende até ao final do próximo mês de maio sensibilizar os jovens na prevenção de comportamentos aditivos, consumo de álcool, droga, uso abusivo de meios digitais, redes sociais e jogos, que tem como slogan #euescolho
Jovens do 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário das Escolas do Concelho são os principais destinatários desta campanha que vai envolver as Associações de Jovens, Desportivas, Culturais, Recreativas, Ambientais, entre outras.
Os participantes vão ser desafiados a gravar um vídeo, individual ou coletivo, com uma mensagem positiva, onde demonstrem as suas atividades e hobbies como alternativas saudáveis. Para tal poderão usar, por exemplo, a aplicação TikTok, Instagram (Instastory) e Facebook, partilhando a hastag que serve de mote à campanha (#euescolho).
“Esta campanha surge da preocupação conjunta dos parceiros do Grupo da Educação da Rede Social e pretende encontrar respostas com o contributo dos jovens porque é possível usar as tecnologias de forma positiva. Alertá-los para as consequências das más escolhas e mostrar-lhes que há alternativas saudáveis, são os objetivos da campanha #euescolho. Basta saberem escolher”, refere Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro da Ação Social.

Ainda no âmbito desta campanha, no dia 21 pelas 21 horas vai realizar-se uma mesa redonda, on-line, sobre “Desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje – Prevenção dos comportamentos aditivos em contexto familiar”.
Destinada a pais e encarregados de educação das escolas do concelho, é de participação gratuita através da plataforma Zoom. Este encontro conta com a participação de Sónia Costa, psicóloga do Centro de Respostas Integradas (CRI) / Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (ARS-Norte), e de representantes das Associações de Pais e Diretores de Escolas. Em conjunto, vão refletir sobre este tema e procurar estratégias para lidar com estas problemáticas.