CULTURA. O projeto ENXOVAL retomou, no passado sábado, os ensaios do grupo de teatro comunitário com o intuito de se preparar para o MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade que se realiza no Porto, em setembro.
Assente na Estratégia Nacional para Igualdade e Não Discriminação, o projeto ENXOVAL cruza diferentes territórios (Porto e Amarante), contextos, grupos e gerações, potenciando uma grande amplitude na recolha e exploração do património que se foca nas questões do feminino (músicas, histórias, objetos) e depois no processo de (re)interpretação e (re)significação desse mesmo espólio através da criação artística.
Partindo da ideia do ENXOVAL, enquanto representação social da condição feminina e de uma carga simbólica que cruza gerações, este projeto – que conta com o apoio do Município de Amarante desde 2018, e da iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) da Fundação Calouste Gulbenkian – realça um património de objetos, afeto e conduta, que se traduz na transmissão de uma conceção de mulher passada de avós-mães-filhas.
Os ensaios, em formato de residência artística, continuam dia 29 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, na Casa da Juventude. A atividade é gratuita, mas limitada a 10 participantes. Para mais informações: pele.apoio.producao@gmail.com ou 915920764.