Aldear no Douro, Tâmega e Sousa para estimulo da comunidade através de processos artísticos

CULTURA. Aldear pretende voltar a criar hábitos de ocupação da rua, recriando os “naturais encontros”. A agenda de encontros permitirá desenvolver um percurso pelo território, entre junho e agosto de 2021. 

[smartslider3 slider=”217″]

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com os seus 11 municípios, vai dinamizar o Aldear, um projeto intermunicipal na área da cultura, que decorrerá entre 5 de junho e 7 de agosto de 2021, durante as tardes de fim de semana, percorrendo 11 aldeias e bairros dos municípios do Tâmega e Sousa.  

Serão 11 dias de programação cultural, no Douro, Tâmega e Sousa com 33 processos artísticos, envolvendo artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país: Colectivo Espaço Invisível; Coruja do Mato; Discos de Platão; ondamarela; Teatro e Marionetas de Mandrágora; Ana Bento; Burilar; Estrutura; Manuel Tur; Marina Palácio; Erva Daninha; Heurtebise; Limite Zero Associação Cultural; Terceira Pessoa e Visões Úteis. 

“O envolvimento de 15 agentes artísticos especializados no trabalho com a comunidade irá contribuir para a criação efetiva de redes robustas de valorização dos indivíduos em comunidade”.  

Os processos artísticos com a comunidade são a base do projeto Aldear, numa estrutura comum a todos os locais de intervenção. Através de técnicas de criação artística partilhada, serão desenvolvidos espetáculos com a participação ativa da comunidade. A partir das referências do local, das histórias e interesses, serão executados processos de cocriação a partir do envolvimento local. 

A programação detalhada será “anunciada em breve”, promete a CIM. 

O projeto artístico integrado prevê o envolvimento de três equipas artísticas em cada local de atuação, dinamizando diferentes públicos-alvo e grupos dessa comunidade. “A ideia é o desenvolvimento de competências sociais e humanas a partir do trabalho artístico, perspetivando a execução de uma tarde de encontro comunitário, aberto ao público, capaz de valorizar o trabalho dos intervenientes e dinamizar o envolvimento amplo da comunidade do local de intervenção”, explica fonte da CIM Tâmega e Sousa. 

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu. 

António Orlando

Next Post

Cartão do Cidadão com renovação automática

Sex Mai 14 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.