MOTORES: Reviravolta na liderança do rali. Tänak, que bateu e acabou por ficar com a roda traseira direita do Hyundai a rodar solta
A segunda passagem pelos 37.92 quilómetros do troço de Amarante trouxe uma hecatombe à classificação do Vodafone Rally de Portugal. Elfyn Evans, que à entrada para a especial era segundo, a 22.4s do líder, comanda agora a prova com uma vantagem de 16.4s para Dani Sordo.
O galês venceu a classificativa e beneficiou dos problemas do até então líder, Ott Tänak, que bateu e acabou por ficar com a roda traseira direita do Hyundai a rodar solta. Um desfecho inglório para o estónio que, depois de ter tentado tudo para chegar ao final, ficou parado muito perto do final do troço.
Sébastien Ogier subiu a terceiro da geral. O francês optou por poupar os pneus macios do Toyota para poder atacar amanhã. A quarta posição é ocupada por Takamoto Katsuta, seguido de Gus Greensmith, que teve vários problemas com o pedal do acelerador do Ford, o que o condicionou ao cronómetro. Adrien Fourmaux ocupa a sexta posição.
No sétimo lugar da geral está o líder do WRC2, Esapekka Lappi, seguido de Teemu Suninen. Já Ott Tänak desceu para nono posição, a 9m37.6s da liderança. Nota para Kalle Rovenperã, que não partiu para esta classificativa, a problemas de motor no Toyota Yaris.
Declarações dos Pilotos após a Classificativa Amarante 2
Foi a especial mais difícil do rali. É muito complicado manter uma trajetória limpa porque as rodas estão sempre a perder tração, o piso está muito solto. Estou a aprender e é interessante conseguir encontrar forma de melhorar o ritmo, mesmo nestas condições.
FOURMAUX/JAMOUL
Sabemos onde está o problema [problemas com o pedal do acelerador], mas não há nada que possamos fazer. O problema surge de forma intermitente. Ainda temos amanhã para nos divertirmos.
GREENSMITH/PATTERSON
Amanhã é um dia longo. Decidimos poupar os nossos pneus macios para amanhã e ele (Katsuta) não o fez. Vamos ver como correr.
OGIER/INGRASSIA
Numa curva apertada para a esquerda havia alguns pedregulhos no chão e saí largo. Aí havia uma árvore e bati-lhe de fugida. Felizmente conseguimos continuar.
KATSUTA/BARRITT
Eu ataquei, mas o Elfyn foi bastante rápido. Honestamente, tentei, mas não consegui.
SORDO/ROZADA
É uma pena para ele (Ott). Ele estava a fazer um grande rali até agora. Estou satisfeito com a minha especial, para ser sincero. Há ainda algumas classificativas complicadas amanhã.
EVANS/MARTIN