VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Suspeito tem antecedentes de criminalidade violenta e beneficiava de liberdade condicional.
A GNR deteve um homem de 31 anos por violência doméstica, alegadamente, exercida sobre a companheira e filha de um ano. O episódio da detenção ocorreu na passada quarta-feira no concelho de Amarante.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, apuraram que o suspeito, com antecedentes de criminalidade violenta e a beneficiar de liberdade condicional desde agosto de 2020, vinha exercendo violência física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 34 anos. A vítima, por considerar que se encontrava em perigo iminente, e devido ao facto de se encontrar grávida e emocionalmente esgotada, decidiu abandonar a residência.
“Num dos últimos episódios de violência, o agressor humilhou a vítima e a sua filha, com um ano de idade, rapando a ambas o cabelo e colocando-as fora da habitação, fazendo com que as mesmas permanecessem no exterior por um largo período de tempo”, explica a GNR.
“Perante a gravidade dos factos”, o suspeito foi detido e presente a primeiro interrogatório judicial ontem, dia 27 de maio, no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.