Tecnologias potenciadoras de uma maior produtividade nos pomares e vinhas

CIÊNCIA. Projeto Des Agro 4.0 permite identificar tecnologias potenciadoras de uma maior produtividade nos pomares e vinhas do Douro Verde e Cova da Beira

Dispositivos IoT (Internet of Things – uma rede de objetos que utilizam sensores e estão conectados sem fio e podem transmitir informações entre si, ou para uma rede mais ampla, sem intervenção humana), tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial (IA), a tecnologia de satélite e os drones têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais essencial na agricultura.

Com foco nas atuais tendências tecnológicas a nível internacional, no âmbito do projeto Des Agro 4.0 foi realizado um estudo que revelou oito tecnologias direcionadas a Pomar e Vinha, com forte aplicabilidade no Douro Verde e na Cova da Beira. O projeto foi liderado pela Dolmen, a Entidade local gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural Douro Verde, em parceria com o Grupo de Ação Local da Cova da Beira – RUDE, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

No estudo foram aplicados os dispositivos IoT (Internet of Things – uma rede de objetos que utilizam sensores e estão conectados sem fio e podem transmitir informações entre si, ou para uma rede mais ampla, sem intervenção humana), tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial (IA), a tecnologia de satélite e os drones têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais essencial na agricultura.

“Os dados recolhidos ajudam a melhorar a tomada de decisão do produtor, aumentando de um modo geral a consciência do ponto de situação de toda a operação agrícola. Algumas tecnologias têm potencial para reduzir os riscos ambientais e a pegada da agricultura, ao limitar o escoamento de fertilizantes e produtos químicos e permitir decisões sobre aplicações mais eficientes, por exemplo, ou até monitorizar pragas e doenças e gerir a irrigação”, explica fonte da Dolmen.

A entidade promotora do estudo faz notar que as novas estratégias de produção agrícola sustentável apoiadas nas tecnologias “tornam-se cada vez mais importantes e o que se verifica é que no território do Douro Verde e da Cova da Beira, tanto no setor agroalimentar como no agroindustrial, a adoção de sistemas de apoio à tomada de decisão nas PME é deficitária, com os empresários a desconhecer a existência deste tipo de tecnologias”. 

O projeto Des Agro 4.0 enquadra-se nos Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação e é cofinanciado pelo Compete 2020.

As inovações tecnológicas para agricultura digital identificadas através do estudo de mapeamento internacional são:

Estações meteorológicas inteligentes

As estações meteorológicas inteligentes permitem a recolha de dados ambientais, usados para a otimização das atividades de gestão da exploração e planeamento aprimorado do trabalho de campo, incluindo proteção de plantas e aplicações de fertilizantes, acessibilidade ao campo, previsão do intervalo de tempo para a colheita e muito mais. É possível recolher e interpretar dados meteorológicos sem necessidade de acesso a um computador, utilizando apenas as aplicações móveis (IOS e Android) e um smartphone.

Plataforma integrada de gestão e monitorização

Uma plataforma completa para a agricultura de precisão que fornece dados em tempo real e ferramentas de gestão para colheitas, pragas, doenças e irrigação, para produtores de fruta e vinha. Através de uma rede wireless de sensores no terreno, dispensadores de feromonas de velocidade variável e armadilhas fotográficas com contagem automática de pragas, são fornecidas aos agricultores as ferramentas para prever e responder a insetos, doenças e condições de saúde das árvores e vinha em tempo real.

Plataforma low-cost de gestão e monitorização

Uma plataforma de consultoria agrícola baseada em dados, combinada com uma rede acessível de sensores de alta densidade. Os sensores funcionam totalmente sem fio. Os dados recolhidos são enviados para a plataforma online, que pode ser acedida pelos utilizadores em todos os dispositivos (computador, portátil ou telemóvel). Os dados são traduzidos em recomendações e indicações agrícolas concretas.

Plataforma web freemium de gestão e monitorização

Possui uma área de gestão técnica que monitoriza o clima, a rega, a fertilização e a fitossanidade, e uma área operacional que faz a gestão dos custos, dos recursos humanos e da atividade de campo. Através da plataforma online é possível acompanhar, em tempo real, o estado de uma determinada produção através de sensores de monitorização (meteorológicos, na planta, no solo ou na maquinaria), através de dispositivos de controlo (programadores de rega, armadilhas para captura de pragas, câmeras fotográficas/vídeo) e através da gestão de recursos existentes (acesso às infraestruturas, georreferenciação de maquinaria e lotes da colheita).

App mobile para monitorização e previsão da colheita no pomar

Inovação tecnológica que permite estimar a produção e o valor da produção de fruta num pomar. A aplicação móvel permite tirar fotos de um determinado número de frutos na árvore e obter informações em tempo real sobre o estado da fruta e previsões sobre os resultados finais. Oferece previsões confiáveis da distribuição da classe de tamanho da fruta e do volume total da colheita com semanas de antecedência. Desta forma existe uma melhoria significativa no planeamento e na eficiência das operações agrícolas.

Sistema inteligente para irrigação de precisão

Ferramenta de tomada de decisão baseada em software online, projetada para auxiliar os produtores de vinho na tomada de decisões de gestão de irrigação eficazes. Esta solução permite seguir a dinâmica do estado da água da videira durante a estação de crescimento sem quaisquer sensores de solo ou fisiológicos e pode ser utilizada para monitorizar as necessidades de água em tempo real. Permite ainda comparar as melhores práticas de irrigação em função das características das parcelas e receber um alerta do telemóvel caso a parcela esteja demasiado seca. Estão a ser feitos testes para utilização de uma solução similar para os pomares de árvores de frutos.

Rede inteligente de árvores de fruto

Esta rede combina a inteligência que é recolhida por drones equipados com tecnologia de imagens de detecão multidimensional de alta resolução, sensores de solo e amostras recolhidas por equipas humanas no local para fornecer aos clientes dados sobre as árvores de forma individual e dos grupos de árvores, como um serviço contínuo de monitorização do pomar. É feita uma análise detalhada de cada árvore individual no pomar com apreciação da sua produção agrícola e saúde da planta. No caso de árvores com baixo desempenho ou doença, o fruticultor é informado pelo sistema para atuar imediatamente.

Agrónomo digital autónomo com drone

Esta solução permite aos produtores transformar um drone comercial de baixo custo num agrónomo digital, com deteção precisa de doenças e pragas, para proteger as plantações e aumentar o rendimento. Combina múltiplas fontes de dados e imagens de drones que cobrem todo o campo. Os dados são carregados para a nuvem e analisados pelos algoritmos de machine learning para enviar aos produtores conhecimento útil e ativo acessível através de computadores ou dispositivos móveis, notificando-os sobre a localização de uma doença e o estado da colheita, enquanto oferecem recomendações de tratamento ou correção.
 

António Orlando

Next Post

Inscrições abertas para o programa “Pre’Ocupa-te” nas férias de verão

Dom Jun 6 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.