O Mar começa na Sarjeta

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS. Alunos da Secundária do Marco de Canaveses pintaram hoje as sarjetas das águas pluviais, na via pública, com mensagens de alerta à preservação do Oceano como fonte de vida essencial

Pintura Sarjeta

Sendo os rios parte do “alimento” do ciclo da água que desaguam nos Oceanos, a comunidade estudantil da Escola Secundária do Marco de Canaveses, ao abrigo do programa Eco-Escolas, decidiu pintar as sarjetas que levam a água para os rios com mensagens ambientais em defesa da despoluição dos cursos de água em proteção do Mar. “Fiz uma série de propostas aos alunos e eles escolheram esta devido à existência aqui na cidade de uma praia fluvial e de espaços de lazer, cujas águas estão todas poluídas”, explica Márcia Luças, professora de Artes na Secundária do Marco.  

“Esta atividade foi interessante para sensibilizar a população que devemos proteger o ambiente, as águas, para podermos ter uma vida normal. É só isso que queremos, uma vida normal”, atalha Érica Pereira, aluna da turma 9º B da Escola Secundária do Marco de Canaveses. 

As pinturas que se estenderam a outras escolas do concelho e recolha de lixo, no caso da Secundária, decorreram à porta da escola e junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais de S. Nicolau, no rio Tâmega . 

“O que nos motivou foi a existência de duas praias na cidade e o facto de não podermos usufruir delas por causa da poluição das águas”, acrescenta a jovem Érica.

Em suma, no dizer da colega Lara Martins: “ajudar o planeta, tornando-o num lugar melhor para que possamos usufruir dele”. 

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho e pretende lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto “pulmões do planeta”.

Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992.

Todos os anos a celebração deste dia é acompanhada por um evento temático. Em 2021, o tema é “The Ocean: Life and Livelihoods” e faz alusão ao Oceano como fonte de vida essencial.

Foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de

António Orlando

Next Post

Concertos e tertúlia de escritores assinalam FLIM e Jazz no Jardim

Qua Jun 9 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.