ÓBITO. Escritor portugueses António Torrado, autor de mais de uma centena de obras literárias, em particular para a infância, morreu hoje em Lisboa, aos 81 anos

Segundo José Jorge Letria, em declarações à Lusa, António Torrado morreu em casa, em consequência de doença prolongada.
Poeta e dramaturgo premiado, antigo professor do ensino secundário, António Torrado esteve desde cedo ligado à pedagogia, à produção literária para os mais novos, à recuperação e reinterpretação do conto tradicional e à promoção da leitura.
“O mercador de coisa nenhuma”, “A chave do castelo azul e outras histórias” e “O veado florido” são algumas das obras escritas por António Torrado, distinguido em 1988 com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.
SABER MAIS
- Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, AntónioTorrado era por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas.
- A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada, em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças.
- Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY –International Board on Books for Young People.
- Foi o candidato de Portugal ao Prémio Hans Christian Andersenem 2000 e 2014.
- Em2013, foi também nomeado para um outro importante prémio nas áreas da literatura infantojuvenil,designadamente o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA).