“Aldear” leva próximos encontros comunitários a Celorico e Amarante

CULTURA. Depois da estreia em Penafiel e Paços de Ferreira, o Aldear viaja este fim de semana, 19 e 20 de junho, até Celorico de Basto e Amarante, tendo como palco a aldeia de Arnoia e a aldeia de Salvador do Monte, respetivamente.

O programa de Celorico de Basto inclui, no dia 19, às 15 horas, o espetáculo Nosso Museu, do Coletivo Espaço Invisível, criado a partir de histórias e de impressões das pessoas da comunidade de Celorico… e não só. O Nosso Museu, inserido na criação comunitária, é adepto do barulho, da palavra, do movimento e, como se diz a certa altura, é um museu sustentado no corpo.

Segue-se a mesa – centro cívico, com a criação MM. Mesa-Masseira, uma mesa que simboliza o lugar das decisões, partilhas, prazeres; é um local quase de culto. Esta ideia de mesa masseira, dinamizada pela Heurtebise, acompanha a noção de “grupo” – as diferentes histórias que fomos recolhendo, os diferentes pratos que provámos, os diferentes lugares que visitamos, os diferentes cantares que ouvimos…

É com o projeto Ufa!, da Burilar, que a comunidade segue para o último momento da tarde, através de um percurso artístico, por cima de uma janela com vista para todos os verdes na qual está escrita a frase «estradas difíceis costumam levar-nos a belos destinos». 

Os processos artísticos e o encontro comunitário de Celorico de Basto contam com a participação do Grupo de Cavaquinhos de Arnoia, do Grupo de Gaiteiros e do Grupo de Teatro Celoricense.

No domingo, dia 20, pelas 16 horas, as paisagens do Aldear têm como pano de fundo Salvador do Monte, em Amarante. É com a mesa – centro cívico, sob o mote de Mesa Comum, que se inicia um momento performativo em que se cruzam saberes, tempos, relações e sensações, com a comunidade local, numa atividade concebida pela Terceira Pessoa. Salvador do Monte estende-se por lugares, distantes entre si, uns esquecidos ou abandonados, outros riquíssimos nas suas memórias e nas suas pessoas.

Com Ao longe alguém nos abre a porta, na companhia de Manuel Tur, espera-se que, com a luz do dia, nos abram as portas da memória e do que se viveu. É no exterior do Centro Paroquial, num espetáculo musical de criação comunitária, Sons do Monte, da Coruja do Mato, que as palavras e sons que apresentam e questionam a identidade do território envolvem as associações e intervenientes da aldeia.

Em Amarante estão envolvidos no projeto a Associação de Pais e Amigos da Escola Básica e Jardim de Infância de Salvador do Monte, o Grupo de Bombos de Salvador do Monte, a Junta de Freguesia de Salvador do Monte, o Rancho Folclórico de Salvador do Monte, os Saltaricos do Outeiro e o Sport Clube Salvadorense.

O Aldear, que começou no dia 5 de junho, prolonga-se até 7 de agosto de 2021, durante as tardes de fim de semana, percorrendo 11 aldeias e bairros dos municípios do Tâmega e Sousa. São 11 dias de programação cultural, com 33 processos artísticos, envolvendo artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país. 

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios da região, co-financiado por fundos comunitários.

Programa do Aldear:

19 de junho de 2021 | Celorico de Basto, Arnoia 

  • 15h | Criação Comunitária

Rua do Castelo

O nosso Museu, Coletivo Espaço Invisível com a comunidade local

  • 16h | Mesa – Centro Cívico

Largo do Fontanário

MM.Mesa-Masseira, Heurtebise com a comunidade local

  • 16.30 h | Percurso Artístico

Tanque comunitário > Forca de Arnoia

Ufa!, Burilar com a comunidade local

20 de junho de 2021 |Amarante, Salvador do Monte

  • 16h | Mesa – Centro Cívico

Largo da Igreja

Mesa Comum, Terceira Pessoa com a comunidade local

  • 16.30h | Percurso Artístico

Centro Paroquial > Pelourinho

Ao longe alguém nos abre a porta, Manuel Tur com a comunidade local

  • 18h | Criação Comunitária 

Exterior do Centro Paroquial- Sons do Monte, Coruja do Mato com a comunidade local

António Orlando

Next Post

Vídeo. Presidente do ISCE Douro anuncia três novas pós-graduações

Qua Jun 16 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.