Aprovada Estratégia Municipal de Saúde de Baião

SAÚDE. Documento estruturante para os próximos cinco anos define estratégias, metas, objetivos, atividades, recursos e calendarização das ações, tendo sempre como princípio orientador a melhoria da prestação de cuidados de saúde


Foi aprovada por unanimidade, no passado dia 19 de junho, em sessão ordinária da Assembleia Municipal, a Estratégia Municipal de Saúde de Baião. A transferência de competências em matéria de Saúde assumidas pelo Município de Baião, nos termos do art.º 9.º, do Decreto-Lei n.º23/2019, de 30 de janeiro, determinou a criação do Conselho Municipal de Saúde, que entre outras atribuições, emite parecer sobre a Estratégia Municipal de Saúde de Baião.

Concretamente, este manifesto, estabelece um conjunto de sete objetivos, como melhorar a comunicação e a literacia da população no domínio da saúde e garantir o acesso aos cuidados de saúde, particularmente à saúde mental.
A prevenção e a diminuição da violência interpessoal, assim como a redução dos fatores de isolamento, nomeadamente da população mais idosa são também focos desta estratégia.

Relativamente a comportamentos e estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercício físico é missão deste documento o combate à obesidade, particularmente a infantil e a redução do consumo de álcool e tabaco.A Câmara Municipal de Baião integra, entre outras estruturas de parceria, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação dos Municípios do Baixo Tâmega, e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega I – Baixo Tâmega.

O concelho de Baião tem como hospitais de referência, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE em Penafiel e o Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE (Hospital de Santo António).

Com uma média de 855,4 pessoas por médico e 1568,3 por farmacêutico, Baião dispõe do Centro de Saúde de Baião que agrega o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), a Unidade de Saúde Pública (USP – Polo de Baião), a Unidade de Saúde Familiar de Baião (USF), a Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião (UCC) e as Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Baião (UCSP) em Eiriz e em Santa Marinha do Zêzere e os polos em Gestaçô e na Teixeira.

Em suma, esta Estratégia Municipal de Saúde é um ponto de partida e uma oportunidade para envolver os vários atores da comunidade, fortalecer a promoção da cidadania, delinear políticas locais baseadas na equidade e no direito de acesso de todos aos cuidados de saúde.

O Vice-Presidente e Vereador da Ação Social, José Pinho Silva, apresentou o documento ao plenário e referiu que “este documento decorre da descentralização de competências da Saúde, que o Município aceitou em devido tempo e que permitiu, entre outras coisas, termos esta capacidade de vacinação instalada e a funcionar no nosso concelho, com uma resposta que cobre (até ao dia de hoje) praticamente 37% da população, sendo que 25% têm já a vacinação completa”.


SABER MAIS:

Estratégia Municipal de Saúde de Baião:
https://issuu.com/cm-baiao/docs/estrat_gia_municipal_de_sa_de_bai_o_2021-2026_vfin

António Orlando

Next Post

Já pode comprar insetos para o lanche

Seg Jun 28 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.