Hipopótamo em risco de extinção nasce no Zoo Santo Inácio

BIODIVERSIDADE. Hipopótamo em risco de extinção nasce no Zoo Santo Inácio. Em todo o mundo estimam-se apenas 2000 animais desta espécie. Nascida a 14 de fevereiro, a nova cria foi batizada como Valentina

[smartslider3 slider=”247″]

Nasceu em Gaia um hipopótamo-pigmeu, espécie que se encontra em risco de desaparecimento devido à desflorestação provocada pela indústria madeireira e pela ocupação humana, pela caça intensiva e também por conflitos armados nos locais de origem.   

Esta espécie de hipopótamo – Choeropsis liberiensis – está inserida no Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP) da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), pelo que este nascimento se revela fundamental para a gestão e conservação da espécie à escala global. 

“Em todo o mundo, estima-se existirem apenas entre 2000 e 2400 hipopótamos desta espécie, por isso este nascimento é particularmente especial para todos nós e permite-nos reforçar o nosso propósito de proteção e de preservação de espécies, especialmente as ameaçadas de extinção”, explica Teresa Guedes, diretora do parque zoológico Santo Inácio. 

Após 6 meses e meio de gestação, a cria do sexo feminino nasceu no Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro de 2021, e por este motivo foi batizada como Valentina. Até à data esteve na recolha para receber os cuidados maternais exigidos nos primeiros meses de vida. Filha de Romina e Kibwana, os únicos dois membros do grupo de hipopótamos-pigmeu do parque zoológico, a Valentina nasceu com um peso aproximado de sete quilogramas. 

Os hipopótamos-pigmeu, muito semelhantes aos hipopótamos comuns, são de cor preta, com um tom acastanhado ou esverdeado, e possuem uma pele lisa, mantida sempre húmida e brilhante. As crias desta espécie atingem a maturidade entre os 5 e 6 anos de idade, sendo que apenas 1 em cada 10 nascimentos são machos. 
A partir desta segunda-feira, Valentina passa a poder ser conhecida pelos visitantes do Zoo Santo Inácio, enquanto dá os seus passeios no habitat exterior.

António Orlando

Next Post

Inscrições abertas para o Band´Arte

Qua Jul 7 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.