ALDEAR em Teixeira, Baião

CULTURA. Como vem sendo habitual, o encontro, agendado para o próximo sábado, 17 de julho, será assinalado com a apresentação pública dos três processos artísticos para pequenos e graúdos, desenvolvidos em cocriação por três equipas artísticas com a comunidade local

A aldeia de Teixeira, em Baião é no próximo sábado, as 16 horas, o cenário do projeto intermunicipal Aldear.

O encontro abre com a Heurtebise, na mesa – centro cívico, com a criação MM. Mesa-Masseira, uma mesa que simboliza o lugar das decisões, partilhas, prazeres. Um local quase de culto. Esta ideia de mesa-masseira, acompanha a noção de “grupo” – as diferentes histórias que fomos recolhendo, os diferentes pratos que provámos, os diferentes lugares que visitámos, os diferentes cantares que ouvimos…

A partir das 16h30, Ana Bento, ruma pelas ruas da aldeia de Teixeira, para o percurso artístico, designado de Caminhar. É ao caminhar na paisagem e na sua riqueza, e escutando também as pessoas em relação com os lugares – lugares vazios, lugares que fazem ficar –, que se chega ao final da tarde para a criação comunitária.

O palco instala-se para receber o Teatro e Marionetas de Mandrágora e a comunidade, com a peça Aldeia balão e os aeronautas, um projeto que explora com a comunidade as ponderações sobre as perdas dos atos sociais, a extinção de património e os novos caminhos de construção de uma aldeia global.

Neste encontro comunitário estão envolvidos a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social da Teixeira, o Bai’o Teatro e o Grupo de Bombos de Teixeira.

O Aldear que começou no dia 5 de junho prolonga-se até 7 de agosto de 2021, durante as tardes de fim de semana, percorrendo 11 aldeias e bairros dos municípios do Tâmega e Sousa. Serão 11 dias de programação cultural, com 33 processos artísticos, envolvendo artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país.

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Programa do Aldear de Baião
3 de julho de 2021 | Baião, Teixeira
16h00 | Mesa – Centro Cívico
Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados
MM.Mesa-Masseira, Heurtebise com a comunidade local
16h30 | Percurso Artístico
Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Caminhar, Ana Bento com a comunidade local
18h00 | Criação Comunitária
Parque de estacionamento junto à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados
Aldeia balão e os aeronautas, Teatro e Marionetas de Mandrágora com a comunidade local

António Orlando

Next Post

Mulheres Socialistas de Amarante debatem a saúde em tempos de pandemia

Qua Jul 14 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.