Museu Nacional de Arqueologia recebe Clamor da Maré Cheia


CULTURA. A cerimónia decorre às 20h e será presidida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca. A Câmara Municipal de Baião é parceira deste projeto cultural e estará representada nesta iniciativa pela vereadora da Cultura, Anabela Cardoso.

É hoje inaugurado no Museu Nacional de Arqueologia, nos Jardins do Mosteiro dos Jerónimos, um dos núcleos da instalação artística “Clamor da Maré Cheia” da autoria da artista plástica Cristina Rodrigues.

Estarão também presentes na inauguração a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, o Diretor Geral do Património Cultural, João Carlos Santos e o Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, bem como representantes dos Municípios de Valongo e de Vila do Conde.

MOSTEIRO DE ANCEDE RECEBE PROJETO

“Clamor da Maré Cheia” é uma exposição polinuclear, composta por quatro instalações de arte contemporânea, concebidas em sintonia com o lugar de exibição. Uma das esculturas ficará no Mosteiro de Santo André de Ancede e será inaugurada a 25 de julho.

As restantes serão exibidas no Cais Ribeirinho de Vila do Conde e no Fórum Cultural de Ermesinde para além da que hoje é inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia.

EXPOSIÇÃO FINANCIADA POR RECURSOS EUROPEUS

Esta exposição decorre no âmbito da iniciativa “Programação Cultural em Rede”, com financiamento através de fontes comunitárias, que comparticipam a 100% iniciativas culturais realizadas por Câmaras Municipais ou Comunidades Intermunicipais, em parceria com privados ou agentes culturais que cumpram o desígnio de promover e divulgar o património cultural e natural e a projeção da imagem das regiões.

“Clamor de Maré Cheia” é um exemplo do que se propõe ser a ‘Programação Cultural em Rede’, e que, neste projeto em específico, por vontade e sinergia dos três Municípios – Baião, Vila do Conde e Valongo – e do Museu Nacional de Arqueologia e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), contribui para valorizar o património artístico no território português.

INAUGURAÇÃO EM BAIÃO A 25 DE JULHO

A inauguração no Mosteiro de Ancede decorrerá a 25 de julho, às 15 horas. Nessa data será também apresentado um concerto da cantora lírica Carla Caramujo, que interpretará obras de Hahn, Fauré, Puccini, Lacerda, Vianna da Mota, Grieg e Rachmaninoff, acompanhada por um quarteto de cordas composto por Álvaro Pereira e Evandra Gonçalves nos Violinos, Luis Norberto na Viola d’Arco e Michal Kiska no Violoncelo.

PERFIL

  • Cristina Rodrigues é uma artista plástica com trabalho apresentado na Europa, Ásia e América do Sul em diversas exposições a solo, o que a torna uma das artistas plásticas portuguesas mais relevantes da sua geração.
  • Várias das suas obras integram coleções de museus e de entidades públicas nacionais e internacionais.
  • Característica primordial em Cristina Rodrigues é o método através do qual procede à conservação, através da arte, de um conhecimento popular, de uma tradição, um idioma ou dialeto, uma técnica de artesanato, enquanto elementos que integram a cultura e a identidade de um local. Desta forma, não apenas os «regista» como tal, mas também os leva a percorrer mundo, integrando as suas obras e exposições.

António Orlando

Next Post

Santa Marinha do Zêzere recebe sessão de Esclarecimento sobre o projeto de Transporte a Pedido

Qua Jul 14 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.