Amarante e Marco em alerta por causa da Covid-19

PANDEMIA. No lote dos 30 concelhos em alerta encontram-se também os concelhos de Felgueiras, Penafiel, Paços de Ferreira e Vila Real. Lousada e Paredes já estão no nível de risco Elevado.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou um lote de 30 concelhos que estão em situação de Alerta,  por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Assim, em situação de Alerta, ainda que sem impacto nas medidas de desconfinamento estão, entre outros, os concelhos de Amarante e Marco de Canaveses, mas também Paços de Ferreira, Penafiel, Castelo de Paiva e Vila Real, este último que faz fronteira com o concelho de Amarante.

Lista dos concelhos em situação de Alerta:

Águeda, Alcoutim, Aljustrel, Amarante, Anadia, Cadaval, Caldas da Rainha, Castelo de Paiva, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Guarda, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Murtosa, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

Regras:- Teletrabalho recomendado nas atividades que o permitam;- Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;- Comércio com horário do respetivo licenciamento;- Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;- Espetáculos culturais até à meia-noite;- Salas de espetáculos com lotação a 50%;- Fora das salas de espetáculo, com lugares marcados e com regras a definir pela DGS.- Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS;- Recintos desportivos com 33% da lotação;- Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.

O nível de risco Elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional). Estão nesta situação, entre outros, os concelhos de Lousada e Paredes.

Segundo a informação disponibilizada pelo Governo, os concelhos no nível de risco Elevado passaram de 27 para 43 e são: Alcobaça, Alenquer, Arouca, Arraiolos, Azambuja, Barcelos, Batalha, Bombarral, Braga, Cantanhede, Cartaxo, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Óbidos, Paredes, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Santiago do Cacém, Tavira, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão e Vila Real de Santo António.

Sobre a atualização do mapa de risco, Mariana Vieira da Silva informou que aumentaram de 33 para 47 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19, com 15 municípios a juntarem-se agora a Albufeira, Almada, Alcochete, Amadora, Arruda dos Vinhos, Avis, Barreiro, Cascais, Faro, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Mira, Moita, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Silves, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos e Vila Franca de Xira.

Os 15 municípios que passam a integrar a lista, recuando no plano de desconfinamento, são Albergaria-a-Velha, Aveiro, Benavente, Elvas, Ílhavo, Lagoa, Matosinhos, Oliveira do Bairro, Palmela, Peniche, Portimão, Setúbal, Sines, Vila Nova de Gaia e Viseu.

O concelho de Mourão, que se encontrava na semana passada no grupo de 33 em risco muito elevado, avançou agora diretamente para a atual fase de desconfinamento, em vigor desde 10 de junho.

António Orlando

Next Post

Vinhos do Marco de Canaveses em Concurso

Qui Jul 15 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.