Liga dos Antigos Combatentes “ganha” nova sede em dia de Aniversário

HOMENAGEM. Atribuídas 19 medalhas, uma a título póstumo, a antigos combatentes naturais do Marco de Canaveses que tombaram no Ultramar e inauguradas as novas instalações do Núcleo

A Delegação do Marco de Canaveses da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar, Núcleo da Liga dos Combatentes, fundada há 12 anos, celebrou, no dia 24 de julho, o 16º Aniversário do Monumento aos Combatentes de Ultramar – Marco de Canaveses.

O Município do Marco de Canaveses financiou as obras de adaptação de uma loja em tempos ocupada por stand automóvel transformando-a em sede do Núcleo da Liga dos Antigos Combatentes. A mudança ficou a dever-se a novos planos da Autarquia para ocupação das Arcadas do Jardim Municipal onde funcionava a antiga sede da Liga.

Na cerimónia protocolar, presidida pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, os combatentes alertaram a governante para a necessidade de regulamentação do Estatuto do Combatente que “continua por fazer” e que está a “causar problemas aos beneficiários”. A governante puxou dos galões lembrando que foi com ela que o Projeto de Lei foi aprovado depois de 40 anos de espera. 

Personalidades e Entidades presentes na cerimónia: 

  • Associação dos Combatentes de Ultramar Português – Castelo de Paiva
  • Brigadeiro Francisco Soares, em representação Chefe Estado Maior Exército
  • Capitão Mar e Guerra Rui Amaral, em representação do Chefe de Estado Maior da Armada
  • Coronel Teixeira Gomes, em representação do Chefe Estado Maior da Força Aérea
  • Coronel Lucas Hilário, Secretário Geral da Liga dos Combatentes
  • Coronel Paulo Leal, comandante do Regimento de Transmissões
  • Major General Manuel Correia
  • Major General Antunes de Andrade, Presidente do Núcleo do Marco de Canaveses da Liga  dos Combatentes

António Orlando

Next Post

Câmara pretende requalificar "zona nova" da cidade

Ter Jul 27 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.