Marco de Canaveses acolhe programa saltimbanco “De Volta à Praça”

Marco de Canaveses. Serão dois dias (no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de setembro) de animação para pequenos e graúdos, com espetáculos de circo, teatro e dança e oficina de circo e marionetas para toda a família, tudo com entrada gratuita. A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) é um dos parceiros do projeto “De Volta à Praça”, liderado pelo Coliseu do Porto, em parceria com o Teatro Nacional São João.

O Circo do Coliseu do Porto abre o palco para o primeiro espetáculo, a decorrer no sábado, dia 11, às 21 horas, numa aventura fora da casa-mãe para recuperar a tradição itinerante do circo, montando arraial no Jardim Municipal do Marco de Canaveses.

O Circo do Coliseu do Porto é uma instituição com uma longa história que anima a cidade do Porto desde 1941. Uma verdadeira tradição da cidade, este é um espetáculo que reúne artistas e números de renome nacional e internacional, numa proposta nova que atualiza e reinventa a linguagem e as formas das artes circenses, que o convida a assistir às novas tendências do circo com o humor e o atrevimento do café-teatro.

Ainda neste dia, às 15 horas, no Emergente Centro Cultural, decorrerá uma oficina de circo e marionetas, dinamizada pelo Teatro da Palmilha Dentada.

O “De Volta à Praça” prossegue no domingo, dia 12, às 18 horas, no Jardim da Alameda Dr. Miranda da Rocha, com a apresentação da peça Rasto, da Companhia Erva Daninha, um espetáculo que junta a dança e a acrobacia, que usa o arrojo de uma máquina agrícola como elemento cenográfico, um adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão inextricavelmente ligados das nossas paisagens no nosso imaginário.

Com entrada gratuita, os espetáculos e a oficina estarão sujeitos às normas em vigor da Direção-Geral da Saúde, devido às contingências da pandemia da covid-19. A reserva de bilhetes deverá ser efetuada através do email bilheteira@devoltaapraca.pt.

O projeto “De Volta à Praça” é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“De Volta à Praça”

  • Trata-se de um programa transversal que, com o circo, a música, o teatro e a dança como corpo estruturante, se apresenta para convocar todos os públicos à praça pública. Unindo as grandes empresas artísticas do Coliseu do Porto e do Teatro Nacional São João e reunindo os talentos do Circo do Coliseu do Porto, a muito afamada companhia de Teatro da Palmilha Dentada e a vicejante Companhia Erva Daninha, este programa elegante e sofisticado, com espetáculos pensados e criados por estas companhias do Norte do país, tem por objetivo criar um espaço de programação de circo que, associado ao património natural e cultural dos territórios, convoque as pessoas para o centro das localidades e crie novos espaços de encontro e partilha da comunidade.
  • O concelho de Marco de Canaveses marca o fim da itinerância do ciclo “De Volta à Praça” pelo Tâmega e Sousa. O Jardim Municipal do Marco de Canaveses e o Jardim da Alameda Dr. Miranda da Rocha, no centro da cidade, acolhem os dois últimos espetáculos do programa – um do Circo do Coliseu do Porto e um da Companhia Erva Daninha –, complementados por uma oficina de circo e marionetas.

António Orlando

Next Post

Detenção por incêndios florestais

Qua Set 8 , 2021
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.